02/03/2020 - 18h17

Conquistas, projetos e homenagem marcam primeiro dia de Seminário

Com a proposta de abordar temas relevantes da PUCRS, atividades seguem nesta terça-feira, dia 3 de março

Abertura do Seminário de Desenvolvimento Acadêmico

Reitor durante a sua mensagem no Seminário de Desenvolvimento Acadêmico / Foto: Bruno Todeschini

Ao som de The Prayer e Can you feel the love tonight, o Seminário de Desenvolvimento Acadêmico 2020 marcou o início do novo ano letivo nesta segunda-feira, dia 2 de março. As canções foram executadas pelo maestro Márcio Busatto e dois integrantes do Coral da PUCRS. A cerimônia de abertura ocorreu no Salão de Atos, com a fala do Reitor, Ir. Evilázio Teixeira; com a benção do padre Érico Hammes, professor da Escola de Humanidades, e com as apresentações dos projetos da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada e da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, realizadas pelos Pró-reitores Ir. Manuir José Mentges e Carla Denise Bonan, respectivamente. Voltado a professores e técnicos administrativos, o evento propõe a discussão de temas relevantes, vinculados aos projetos estratégicos da PUCRS.

Em seu discurso inicial, com a fala do Reitor, Ir. Evilázio Teixeira, lembrou do Movimento PUCRS 360° – Universidade em transformação, que contempla um campus revitalizado, novos espaços de ensino-aprendizagem como o Living 360°, equipamentos culturais e novas instalações no campus. O reitor salientou ainda os novos currículos na graduação, com o crescimento das disciplinas online, do impulso à pesquisa com a implementação do PrInt, a projeção do campus da saúde ancorado em empreendimentos de destaque como o Instituto do Cérebro (InsCer), Hospital São Lucas e os cursos da área.

Destacou também as iniciativas disruptivas como a articulação do Tecnopuc e áreas de ensino e pesquisa, como TrackStartup e o Tecna, em Viamão; além da consolidação do parque como principal referência no Brasil – empregando mais de 7 mil pessoas em centenas de empresas instaladas.

Grande homenagem ao Irmão Norberto Rauch

O ponto alto do seu discurso, foi o anúncio do nome do novo Salão de Atos: Irmão Norberto Rauch. De 1978 a 2004, Ir. Norberto esteve à frente da Universidade como reitor, sendo um dos grandes idealizadores e construtores da PUCRS por mais de 25 anos.

“Ao longo de sua história, até 2016, a PUCRS teve seis Reitores. Seis líderes que souberam realizar a leitura da realidade, do contexto em que estavam inseridos e tiveram a competência para empreender com todos os seus talentos a construção de uma instituição que chega à maturidade. Ir. Norberto preparou a Universidade para o século XXI, com iniciativas como mil mestres e doutores para o ano 2000 e o Tecnopuc. O seu grande legado foi conceber a PUCRS como uma Universidade completa em todas as dimensões, renovando seus alicerces para novas e grandes demandas que com sua visão de futuro permitiu antever”, enfatizou Ir. Evilázio.

Um tempo litúrgico e a bênção na abertura do ano letivo

A cerimônia seguiu com o padre Érico Hammes abençoando a todos presentes e evocando o momento presente, o tempo litúrgico que antecede a Páscoa, a Quaresma, e toda a simbologia e proposta de reflexão não só para um evento religioso, mas para uma profunda transformação humana.  “Páscoa é início de luz, luz para além das trevas, que vence a morte, a desesperança, o desestímulo”, disse. O sacerdote destacou a Campanha da Fraternidade como uma das ações carismais, que tem como tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, tendo como lema Viu, sentiu compaixão e cuidou dele. “Dom significa presente, a vida é um presente, mas é um presente que chama a um compromisso”, explicou.

Ode à leveza

Retomando a palavra, o Reitor, Ir. Evilázio, fez uma fala inspiracional, propondo uma reflexão “de caráter despretensioso”. Com desenvoltura e trazendo uma perspectiva conceitual, filosófica e histórica, falou dos eixos Universidade, Formação Integral, Missão e Mercado e Universidade Confessional. Por fim, expos referência ao livro A Mística do Instante de José Tolentino Mendonça, cardeal português e Arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana: “Faltam-nos hoje não apenas mestres da vida interior, de uma vida total, de uma existência digna de ser vivida”. E questionou: “Seríamos nós, professores, pesquisadores, técnicos, capazes de sermos mestres da vida interior como membros de uma mesma comunidade?”.

Para encerrar, considerou: “Se por um lado não podemos escapar às exigências do nosso tempo, ao desafio de fazer mais com menos, de encontrarmos soluções para problemas próprios de uma Universidade concreta e complexa como a nossa PUCRS, não podemos também deixar de reconhecer que este é um tempo de oportunidades e criatividade. Não podemos perder a leveza”.

Após a abertura, na parte da tarde e até amanhã, dia 3, mais de mil inscritos, entre professores e técnicos administrativos, participam das inúmeras oficinas e mesas redondas, com temas como sala de aula invertida; interdisciplinaridade; uso da gamificação na sala de aula; neuroeducação; graduação online e internacionalização. A programação completa pode ser conferida aqui.

Confira a galeria de fotos: