29/06/2021 - 08h34

Como se organizar financeiramente para cursar uma pós-graduação

Conheça as possibilidades de descontos e crédito educativo para os cursos de especialização e MBA da PUCRS e comece seus estudos ainda neste ano

Confira dicas de como se organizar financeiramente para cursar uma especialização ou um MBA

Foto: Caroline Feelgood/Unsplash

Qualificar o currículo, expandir conhecimentos e aumentar as possibilidades de atuação são alguns dos motivos pelos quais profissionais já graduados decidem cursar uma pós-graduação. Hoje, o número de alunos matriculados em cursos de MBA e de especialização lato sensu é 74% maior do que quatro anos atrás, aponta um levantamento do Instituto Semesp, de 2019. Apesar do crescente interesse por essa modalidade de ensino, uma dúvida segue em alta: como se organizar financeiramente para investir na pós-graduação e garantir mais essa conquista?

Um profissional pós-graduado no nível operacional ou de assistente ganha cerca de 25% a mais, enquanto no nível de coordenação essa diferença pode chegar a 47,2%, segundo o Catho Educação. Além disso, um profissional especializado trabalha em áreas de maior busca e interesse de contratações profissionais. Num cenário de crise, quem é mais qualificado tende a se manter no mercado de trabalho. Portanto, o investimento traz retornos imediatos e também para o futuro.

Para te ajudar a se organizar financeiramente, o Estúdio de Finanças da PUCRS selecionou algumas dicas práticas para começar a planejar seus próximos passos. Confira!

Antes de tudo, organize-se

Dedique um tempo para organizar a sua vida financeira. Faça uma lista detalhada dos seus gastos fixos e considere também os gastos variáveis. É fundamental ter uma visão macro das finanças, identificando os investimentos essenciais e os que podem ser reduzidos ou cortados da sua rotina. Nessa etapa, já pesquise sobre os cursos que você tem interesse e leve em conta o valor mensal que você incluiria no seu orçamento.

Estabeleça prioridades e conheça suas opções

Lançar um olhar crítico para o seu dia a dia e entender as suas prioridades é um passo primordial para conseguir escolher a modalidade que mais faz sentido para você. Cursos de pós-graduação online são uma alternativa válida para quem valoriza a flexibilidade de horários e deseja diminuir os custos, já que não precisa gastar com deslocamento e alimentação, por exemplo.

Aplique os conhecimentos adquiridos na sua rotina

Muitas pessoas desejam se dedicar integralmente à pós-graduação, mas é no trabalho que podem aplicar os conhecimentos e ferramentas do seu curso. Qualificar-se para o futuro do trabalho pode contribuir para transformar o sonho da pós-graduação em realidade. Por isso, dedicar parte do seu dia para atividades que gerem renda pode ser uma boa resposta à questão de como se organizar financeiramente.

Mais facilidades para cursar uma pós-graduação

A PUCRS oferece uma série de condições especiais para quem deseja qualificar sua carreira com uma pós-graduação. Além dos descontos para diversas categorias, é possível cursar uma especialização ou um MBA utilizando o crédito educativo, que permite que o estudante pague metade do valor durante o curso e o restante após a conclusão.

Com opções em diversas áreas do conhecimento, a pós-graduação da PUCRS está com inscrições abertas para turmas com início em agosto. Conheça os cursos e inscreva-se no site da Educação Continuada da PUCRS (Educon).

Entenda como funciona o crédito educativo

Todos os cursos de especialização e MBA da Universidade possuem essa opção. Optando pelo crédito educativo, o estudante realiza o pagamento de 50% do valor durante o curso e o restante depois de formado. Saiba mais sobre o Credpuc ou tire suas dúvidas pelo e-mail [email protected].

Confira as possibilidades de cursar uma pós-graduação com desconto na PUCRS

Além dos descontos para a comunidade universitária, a PUCRS conta com condições especiais para grupos de pessoas. Veja todas as possibilidades de cursar uma pós-graduação com desconto:

Desconto de 30%: estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos.

Desconto de 20%:

• Grupos de 20 ou mais pessoas;
  • Colaboradores/as do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista;
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos;
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão (Fijo).

Desconto de 15%: grupos de 10 a 19 pessoas.

Desconto de 12%: Alumni PUCRS.

Desconto de 10%:

• Dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de cinco ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no Tecnopuc;
  • Dependentes de funcionários do InsCer e do HSL.

Antecipando a inscrição, você ainda garante 20% de desconto na matrícula (exceto para cursos da área de Odontologia) e começa a pagar as parcelas somente no segundo semestre.

Conte com o apoio do Estúdio de Finanças

Estúdio de Finanças da Escola de Negócios está à disposição para auxiliar interessados em aprender como se organizar financeiramente para cursar uma pós-graduação na PUCRS. Entre em contato com a equipe para tirar suas dúvidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3353-6363 e siga o SUF no Instagram para acompanhar dicas de organização financeira.