19/11/2020 - 14h07

5 dicas: atividades que auxiliam a desenvolver um novo idioma

Professora Aline Fay, coordenadora do curso de licenciatura em Letras com ênfase na Língua Inglesa, dá sugestões de como aprimorar o aprendizado de idiomas

desenvolver um novo idioma, estudante

Aprendizado de novos idiomas amplia competências multiculturais e pensamento global / Foto: iStock

O aprendizado de um novo idioma contribui para o enriquecimento das experiências profissionais, pessoais e acadêmicas. A internacionalização durante o ensino superior é um passo importante para a formação de profissionais com competências multiculturais e pensamento global, habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. 

Para quem busca aprimorar o aprendizado de idiomas, ampliando as possibilidades de internacionalização, a professora Aline Fay, coordenadora do curso de licenciatura em Letras com ênfase na Língua Inglesa da Escola de Humanidades da PUCRS, reúne dicas. Confira: 

1. Anote e revise com frequência: o cérebro precisa de estímulos e a escrita, assim como a leitura, exerce esse efeito. Sendo assim, anote em um caderno o vocabulário e a gramática que você está estudando e revise pelo menos duas vezes por semana. Aprender um novo idioma requer constância.

2. Assista séries e filmes com legenda no idioma que você está estudandono início pode parecer difícil, dependendo do seu nível de conhecimento no idioma. Uma boa dica é começar com séries/filmes que você já assistiu, assim há familiarização com as cenas e personagens. Ouvir e ler a legenda no idioma original, auxilia na compreensão oral e escrita da língua, pois você ouve e vê a escrita da palavra ao mesmo tempo. Além disso, aprende gírias e expressões idiomáticas utilizadas na fala mais coloquial. 

3. Leia muitonão importa o tema e a mídia (jornais, revistas, sites, mídias sociais), o mais importante é praticar a leitura todos os dias. Alguns exemplos são: The Washington Post e Time MagazineAlém disso, alguns sites como o Cambridge Assessment English, BBC e British Council possuem seções focadas no aprendizado da língua inglesa e podem ser uma excelente alternativa para todos os níveis de proficiência na língua. 

4. Pratique o idioma através da músicaé difícil achar alguém que não goste de ouvir música! Aprender cantando é uma excelente ideia para evoluir no idioma, pois ao repetir a letra melhoramos a articulação e pronúncia das palavras. A internet oferece algumas opções, como os sites Lyricstraining Lyrics Gap que permitem que você aprenda com base nas letras de canções famosas ou que você escute a música e preencha campos vazios na letra, de acordo com o que está entendendo. 

5. Utilize o YouTube e apps: o uso do YouTube e de apps são ótimas ferramentas para auxiliar na aprendizagem de um idioma. O YouTube conta com conteúdos diversos em mais de 76 idiomas. É importante pesquisar sobre o dono do canal, para ver se ele possui formação na área. Um ótimo exemplo é o canal “English in Brazil by Carina FragozoCarina é formada em Letras Inglês pela PUCRS e tem doutorado em Linguística pela USP. Em relação aos apps, a sugestão é Duolingo, uma das plataformas de aprendizado de idiomas mais populares do mundo. Você pode usar o aplicativo para iPhone e Android e jogar ao mesmo tempo que pratica a gramática e vocabulário na língua escolhida. 

Dica bônus 

Os cursos intensivos do Centro de Idiomas da PUCRS (Lexis) estão com inscrições abertas para as novas turmas online de verão. São opções para você estudar alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. E tudo isso com valores diferenciados para qualificar ainda mais o seu currículo. As inscrições podem ser realizadas até 21 de dezembro, para as turmas com início em 5 de janeiro, e até 4 de janeiro, para as turmas com início em 19 de janeiroInscreva-se aqui e ganhe 50% de desconto.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias