26/04/2019 - 09h18

Professor incentiva novos comitês Pierre de Coubertin na América Latina

Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Nelson Todt iniciou parceria com comitê caboverdiano para material educacional em português

incentiva novos comitês Pierre de Coubertin

Professor Nelson Todt incentiva novos comitês Pierre de Coubertin

O professor da Escola de Ciências da Saúde Nelson Todt ampliará suas ações como representante do International Pierre de Coubertin Committee (IPCC) para toda América Latina. A definição veio a partir de sua participação na Assembleia Geral do comitê, realizada em Lausanne, Suíça, em abril. Todt é o atual presidente Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), que tem sede na PUCRS desde 2008. “Minha atuação é na orientação de atividades dos Comitês Nacionais e ampliação do trabalho com o incentivo e suporte para a criação de novos comitês”, comenta.

Estas ações envolvem Universidades e outros pesquisadores dos Estudos Olímpicos, o que abre oportunidades para parcerias e novos convênios institucionais. No âmbito internacional, as ações conjuntas já possibilitaram convênios com a Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), Deutsche Sporthochschule Köln (Alemanha) e Technical University of Kaiserslautern (Alemanha).

Segundo Todt, a consolidação e ampliação de ações de internacionalização consequentes desta abrangência do trabalho realizado no âmbito Olímpico na PUCRS, seja pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO), seja pelo CBPC, se dará por eventos e pesquisas colaborativas. “É preciso lembrar que um novo ciclo Olímpico inicia com os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 e a semente plantada nos últimos anos com o protagonismo assumido pela PUCRS no ciclo Olímpico de 2016 (Rio de Janeiro) tem gerado inúmeras atividades de ensino e pesquisa”, ressalta.

Novo material educacional

A ida de Todt à Lausanne também resultou em um novo projeto da PUCRS e GPEO com o Comitê Olímpico Internacional, através de parceria com o Comitê Olímpico Caboverdiano, para publicação de material educacional em língua portuguesa. A proposta é alcançar a comunidade internacional de língua portuguesa, estimada em mais de 250 milhões de pessoas de nove países que têm o português como idioma oficial, em especial instituições de ensino e esporte interessadas na promoção da Educação Olímpica.

O material consistirá em um toolkit de Educação Olímpica chamado Olympic Values Education Program (OVEP). Será composto por quatro volumes que orientam professores e profissionais a trabalhar e difundir o Olimpismo e a filosofia de vida proposta pelo seu idealizador Pierre de Coubertin. A Universidade dará o suporte para revisão técnica e adequação do conteúdo. A previsão da publicação, que será gratuita nos formatos digital e impresso, é para 2020.