30/04/2021 - 10h44

Saiba como fica o funcionamento da PUCRS durante a bandeira vermelha

Universidade mantém aulas teóricas online e retoma somente atividades práticas conforme prevê novo decreto

Entenda como fica o funcionamento da PUCRS nas bandeiras preta e vermelhaNesta semana, o Governo do Estado publicou o decreto 55.856, de 27/04/2021, que altera o modelo de distanciamento controlado, suspendendo temporariamente o sistema de cogestão e colocando todo o Estado sob bandeira vermelha. Conforme o planejamento de atuação da Universidade para cada uma das bandeiras, divulgado no começo do ano, passaremos a atuar conforme o que está previsto para a bandeira vermelha a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de maio.

A Universidade mantém as aulas teóricas online e somente retoma práticas e estágios da graduação e atividades de pesquisa que não que não podem ser realizadas de forma remota, conforme prevê o decreto vigente.

Desde o início da pandemia, a atuação da PUCRS segue em total conformidade com as determinações do poder público e os critérios previstos nas bandeiras de distanciamento controlado, priorizando a segurança e a saúde de alunos/as, professores/as e técnicos/as administrativos/as.

Confira como fica a atuação da Universidade na bandeira vermelha

O que vamos retomar, com protocolos de cuidado e segurança

• Continuidade das atividades de estágios obrigatórios e práticas para conclusão de cursos na área da Saúde.
  • Práticas assistidas e de laboratório essenciais dos diversos níveis da área da Saúde.
  • Estágios e práticas presenciais individuais ou em pequenos grupos, essenciais para progressão nos cursos das demais áreas do conhecimento.
  • Atividades de pesquisa que tenham sua condução inviabilizada de maneira remota. Pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado e bolsistas de Iniciação Científica deverão seguir o fluxo de autorização para acessos aos espaços disponível neste link, no item “pesquisa e pós”
  • Serviços do Campus necessários ao ensino e à pesquisa, como laboratórios de informática, laboratórios de pesquisa, espaços de estudo individual da Biblioteca, térreo do Living 360°. Detalharemos todos os espaços disponíveis nos próximos dias.

O que não se altera

Aulas da graduação, pós, extensão e idiomas: aulas teóricas seguem online.

Detalhamento: as definições e orientações de cada curso serão comunicadas pelas Escolas diretamente aos estudantes.

Quem não puder comparecer às atividades presenciais: estudantes que pertencem ao grupo de risco ou que estão impossibilitados de participar das atividades presenciais podem solicitar Ausência Excepcional Autorizada. Consulte a Central de Atendimento ao Aluno pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 98443-0788.

Serviços de apoio

Alguns serviços de atendimento aos estudantes já estão atendendo presencialmente em horário restrito e com equipes reduzidas, como a Central de Atendimento ao Estudante. Já outros permanecem com atendimento online e por telefone. Também há restaurantes e bares operando neste momento no Campus.

Confira a lista completa

Atividades administrativas: os serviços e atividades serão mantidos em regime de escala com a organização definida pelos gestores e garantido o suporte às atividades acadêmicas e demais operações da universidade.

Prevenção e contenção de riscos

Desde o início da pandemia, além de se preocupar em manter a excelência nas aulas e atividades remotas, a PUCRS providenciou todas as adequações necessárias para proteger o grupo de profissionais que integram atividades essenciais no Campus, cumprindo protocolos rígidos de prevenção e cuidado:

• Adequação rigorosa às recomendações dos órgãos públicos, entidades de representação profissional e a legislação vigente;
  • Criação do Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos;
  • Implementação do próprio Centro de Operações de Emergência em Saúde para casos de Covid-19;
  • Sinalização em todos os ambientes de maneira orientativa e clara;
  • Fornecimento de EPIs necessários para profissionais, pesquisadores e estudantes;
  • Implementação de novos protocolos de higienização e desinfecção e adequação dos modelos de atendimento.

“Tomamos todas as medidas necessárias para manter nosso Campus um ambiente seguro, mas a contenção da doença depende da presença responsável de cada um de nós, onde quer que estejamos. Assim, reforço a importância de seguirmos firmes na manutenção de hábitos de prevenção”, reforça o reitor, Ir. Evilázio Teixeira.

A Universidade segue atenta às recomendações e decretos do poder público e priorizando a saúde e o bem-estar da comunidade universitária.

Relembre como fica o funcionamento da PUCRS em cada bandeira

Entenda como fica a atuação da PUCRS em cada bandeira