26/08/2021 - 17h00

Livro sobre Percurso de Inovação Pedagógica será lançado na próxima semana

Obra reúne estudos de professores que integram os Núcleos de Inovação Pedagógica nas Escolas da PUCRS, com o objetivo de promover aos estudantes uma aprendizagem mais ampla e complexa

Live de lançamento do livro Percursos de Inovação Pedagógica acontece no dia 31 de agosto, às 17hNa próxima terça-feira, dia 31 de agosto, será lançado o livro Percurso de Inovação Pedagógica – Ensaios investigativos da prática docente, que reúne trabalhos sobre as atividades inovadoras implementadas em sala de aula por professores da PUCRS. A obra conta com estudos de autoria de docentes que integram os Núcleos de Inovação Pedagógica (NIPs) das Escolas da Universidade apresentados em forma de relatos e análises.

O lançamento contará com sete encontros online, sempre das 17h às 18h30, sendo um para cada seção do livro. A primeira atividade será transmitida pelo canal da PUCRS no YouTube e as demais acontecem pelo Zoom.

A publicação conta com organização da professora Adriana Kampff, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, e do professor João Batista Harres, que atua na condução dos processos de inovação pedagógica e desenvolvimento docente da Universidade. Conforme Adriana, o livro contextualiza o projeto estratégico de Inovação Pedagógica da Universidade e traz 21 artigos de professores integrantes dos NIPs:

“Como registro das investigações, das práticas e das reflexões dos autores a partir de suas atividades de ensino, a obra possibilita registrar e compartilhar com a comunidade acadêmica parte da formação docente da Universidade, oportunizando aos leitores a discussão de temas contemporâneos da educação relacionados às competências docentes, às metodologias e os impactos nas aprendizagens dos estudantes em diversas áreas do conhecimento”, aponta a pró-reitora.

A versão digital do livro Percurso de Inovação Pedagógica – Ensaios investigativos da prática docente está disponível no site da ediPUCRS.

Confira a programação completa do lançamento estendido da obra

Os webinars serão temáticos, fazendo referência aos capítulos do livro:

Senha de acesso: 867561
ID do webinar: 974 7701 7714

Senha de acesso: 807619
ID do webinar: 929 3396 1553

Senha de acesso: 810275
ID do webinar: 984 4082 3933

Senha de acesso: 896604
ID do webinar: 957 7783 5292

Senha de acesso: 764263
ID do webinar: 927 8031 3821

Senha de acesso: 128847
ID do webinar: 952 3424 2778

Saiba mais sobre o Projeto Estratégico de Inovação Pedagógica

Lançado em 2016, o projeto tem como base das ações os Núcleos de Inovação Pedagógica (NIPs) implantados em cada uma das Escolas da PUCRS em 2018. A iniciativa propõe que os professores integrantes dos NIPs atuem como formadores, oportunizando aos seus colegas situações de análise de novas experiências docentes coerentes com as metas em médio e longo prazo do projeto, favorecidos pelo contexto de proximidade de área de formação inicial e de prática profissional.

Para uma atuação mais consistente de todos os integrantes dos NIPs como multiplicadores dessa inovação, o Projeto de Inovação Pedagógica (IP) propõe que eles vivenciem as propostas formativas antes de oferecê-las aos colegas. Essas vivências, estruturadas na forma de cursos semestrais sucessivos, propiciam uma aproximação, na prática, aos níveis desejados de desenvolvimento docente.

A iniciativa prevê como meta final que os estudantes vivenciem em sua formação na Universidade experiências de autoria, de autonomia e de desenvolvimento das competências profissionais, envolvendo uma aprendizagem mais ampla e complexa.