10/07/2019 - 17h12

Juremir Machado recebe Mérito Farroupilha

Professor da Famecos foi homenageado pela Assembleia Legislativa do RS

Juremir Machado da Silva (E) e o deputado estadual Jeferson Fernandes/ Foto: Celso Bender

O jornalista, professor, pesquisador e escritor Juremir Machado da Silva, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, recebeu nesta quarta-feira, 10 de julho, a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria outorgada pelo parlamento gaúcho durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do RS. A honraria foi proposta pelo deputado Jeferson Fernandes.

Formado em Jornalismo pela PUCRS e doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, Juremir é professor de Jornalismo na graduação e na pós-graduação da Universidade, atua nos veículos da Caldas Júnior, jornal Correio do Povo e Rádio Guaíba, e integra o conselho editorial das revistas estrangeiras Societés, Hermès e Esprit Critique.

Em seu discurso sobre o homenageado, o deputado destacou que, para o cidadão comum, “o jornalista encarna a figura de quem consegue definir de forma simples e direta o cenário vigente”.

Na trajetória como escritor, Juremir conta com obras premiadas, como Jango: a vida e a morte no exílio, agraciado em 2014 com o Prêmio Brasília de Literatura, na categoria Reportagem, e Raízes do Conservadorismo Brasileiro, que recebeu o Prêmio Açorianos, Categoria Ensaio de Literatura e Humanidades, em 2018.