08/04/2019 - 09h30

Encontro detalha modelo de pós-graduação

São mais de 12 mil alunos de todas as regiões e até do exterior

Coordenadores de cursos de lato sensu, coordenadores administrativos das Escolas, professores envolvidos com o modelo, gestores e decanos estiveram presentes no Encontro Pós PUCRS 360º: aulas inspiracionais e boas práticas docentes, dia 28/3. No evento, foi apresentado que já são mais de 12 mil alunos espalhados por todos os estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte e até do exterior em 17 cursos de pós e MBA. Promovida pela PUCRS e UOL Edtech, a iniciativa combina a excelência dos nossos professores com a experiência de profissionais reconhecidos no mercado, além de contar com a união da solidez acadêmica da Universidade e a tecnologia em educação online da empresa. As novas turmas começaram as aulas a partir de março.

Por meio de vídeos explicativos, os presentes puderam conhecer melhor a proposta. Confira um pouco da trajetória até o momento:

“Esse modelo tem como princípio básico fazer com que o conhecimento gerado/trabalhado/discutido em uma aula presencial, que impacta um grupo pequeno de alunos, seja gravado e editado de tal forma que centenas de alunos possam acessar esse conteúdo com a mesma qualidade do presencial, não ficando restrito a aquele pequeno grupo”, destacou a diretora de Educação Continuada da Prograd, Renata Bernardon.

Entenda como funciona:

Sinergia de papéis

Importante destacar que, para a escolha dos professores convidados, é feito um estudo de reputação. “Isso não quer dizer que a análise irá prevalecer sobre a indicação do grupo de professores e coordenador, mas qualifica a decisão e também contribui para a gestão das reações nas redes sociais”, explica Renata. Ao professor da PUCRS que ministra os cursos cabe fazer a contextualização científica dos conteúdos trabalhados em cada disciplina.

Repercussão

No encontro, o reitor Ir. Evilázio Teixeira lançou o questionamento: “Que estudante é este que nos procura? O que espera da PUCRS?” Para saber mais sobre a repercussão, assista ao vídeo:

O diretor de educação do UOL Edtech, Wilson Marchionatti, falou sobre o sucesso do modelo. “A experiência digital do aluno é trabalhada no UOL Edtech, parceiro tecnológico da Universidade, que possui uma estrutura de produção completa, nos espaços do Tecnopuc.”

Estrutura de governança

O pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges, apontou a importância do compartilhamento desses resultados e também dos desafios. Anunciou que serão fortalecidas estruturas de apoio para dar mais suporte às Escolas e aos professores, com a criação de um comitê acadêmico, formado por coordenadores de cursos do Pós PUCRS, que auxiliará nas questões pedagógicas. Comentou que todo curso de especialização, ao ser idealizado, passa pelo colegiado da Escola, câmara de graduação e educação continuada. Já existe um comitê gestor, que inclui integrantes das pró-reitorias e assessorias e se responsabiliza pelos aspectos relacionados à gestão da parceria e do desempenho desse modelo de pós-graduação.

Agradecimento

A diretora de Educação Continuada fez um agradecimento especial a todos os que contribuíram com o projeto. “Muitos me perguntavam: como iremos fazer? Como vai ser a orientação? E o TCC? Não tínhamos respostas para tudo e de forma estruturada. Mas contávamos com a certeza de que, se nós, da PUCRS, em conjunto com a UOL Edtech, não poderíamos fazer, quem conseguiria? E pouco a pouco encontramos soluções para cada um dos desafios”, conta a diretora.

Como as pessoas aprendem

Carla Tieppo

Neurocientista Carla Tieppo ministrou palestra/Foto: Camila Cunha

Ao final houve uma palestra com a professora e neurocientista Carla Tieppo sobre Como as pessoas aprendem. Fundadora da Inédita Cursos, é pioneira no Brasil em cursos de extensão em Neurociências para diferentes áreas de interesse e consultora do Programa Bem-Estar, da Rede Globo.