04/08/2020 - 12h23

Associação Columbus e PUCRS se unem para lançar programa internacional

Voltado a professores, o curso busca discutir novas metodologias para engajar e avaliar alunos em ambientes híbridos de aprendizagem

novas formas de aprender,graduação,pós-graduação,ensino,rematrículas,ensino online,educação,internacionalização

Foto: Anna Shvets/Pexels

Em uma parceria inédita, a PUCRS e a Associação Columbus lançam o programa de treinamento em Diseño y Evaluación de Ambientes Híbridos para el Aprendizaje. O programa é voltado para professores universitários de toda a América Latina e demais interessados no tema e tem como objetivo discutir sobre as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes híbridos, assunto que tornou-se ainda mais necessário a partir da rápida implementação do ensino remoto durante a pandemia.

A diretora de graduação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd) e professora da Escola Politécnica, Adriana Kampff, será uma das facilitadoras do curso, juntamente com as professoras Alejandra Bautista, da Corporación Universitaria Minuto de Dios (UNIMINUTO) e Kelly Henao Romero, da Associação Columbus.

O programa busca desenvolver nos participantes habilidades para:

• Conceber estratégias de aprendizagem baseadas em resultados, diferenciando-as do ensino baseado em conteúdo.
  • Desenvolver metodologias ativas de aprendizagem que permitam alcançar essa aprendizagem.
  • Integrar o uso de novas tecnologias nos processos de aprendizagem.
  • Avaliar a aprendizagem de uma perspectiva gradual.

“Nos tempos atuais, com tantos desafios para o Ensino Superior, é preciso refletir sobre a potencialidade de currículos híbridos, desenhados a partir da definição de objetivos de aprendizagem, com escolha de metodologias ativas e engajadoras, de recursos adequados para mediação e de formas de avaliação que visibilizem evidências das aprendizagens preconizadas”, afirma Adriana Kampff.

Para Kelly Henao, da Columbus, o curso se materializa como mais uma iniciativa inovadora, fruto da parceria entre a associação e a PUCRS. “Essa nova aliança busca unir forças, experiência e conhecimento entre as duas instituições para fortalecer as capacidades das universidades da América Latina, que no meio da crise enfrentam o desafio de desenvolver experiências de aprendizagem significativas e de alta qualidade em ambientes virtuais e presenciais”, completa.

O curso de 50 horas, distribuídas em sete semanas, será 100% online, utilizando as plataformas Moodle e Zoom, com certificação pela PUCRS e pela Associação Columbus. As aulas serão conduzidas em português e espanhol, com previsão de início para o mês de agosto. Professores interessados poderão acessar mais informações sobre valores e inscrição neste link.

Sobre a Associação Columbus

A Columbus é uma associação de universidades da Europa e da América Latina. Seu principal objetivo é promover a cooperação internacional e o desenvolvimento institucional das universidades, através da melhoria dos processos e estruturas de gestão. O reitor Ir. Evilázio Teixeira é membro do conselho administrativo (América Latina) 2018-2020.