27/02/2019 - 14h32

Pesquisador do InsCer contribui com o Ministério da Educação

Augusto Buchweitz apresentará ideias sobre alfabetização ao Ministério

Pesquisador Augusto Buchweitz de jaleco em frente a um equipamento de ressonância magntéica

Foto: Bruno Todeschini

O pesquisador do Instituto do Cérebro do RS, Augusto Buchweitz, foi convidado a apresentar suas ideias sobre a alfabetização do país para a equipe da Secretaria de Alfabetização e a diretoria da Alfabetização Baseada em Evidências.

Estas ideias devem ajudar a incorporar evidências no documento que será produzido sobre as diretrizes para a alfabetização no país. Ele esteve no Ministério da Educação, em Brasília, nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro. Além de Buchweitz, havia outros três pesquisadores e dois representantes do terceiro setor. “Ficou uma boa perspectiva de que a ciência fará parte das tomadas de decisão desta nova secretaria nacional de alfabetização baseada em evidências”, afirma o pesquisador.

Buchweitz é professor na Escola de Ciências da Saúde da PUCRS e pesquisador do Instituto do Cérebro do RS. Uma de seus projetos de pesquisa é o ACERTA, que surgiu com o intuito de entender as mudanças que ocorrem no cérebro das crianças em fase de alfabetização e explicar por que algumas crianças desenvolvem transtornos de aprendizagem.

Outro projeto de pesquisa é o VIVA – Vida e Violência na Adolescência, que estuda os impactos da violência no desenvolvimento cerebral de adolescentes.