15/04/2019 - 11h43

Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais publica artigo em revista internacional

Journal of South American Earth Sciences destaca pesquisa sobre rochas-reservatório de petróleo e de gás natural

2019_04_15_Anderson_Maraschin_IPR(arquivo_pessoal)

Foto: Bruno Todeschini

O pesquisador do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS Anderson Maraschin publicou artigo no Journal of South American Earth Sciences sobre a caracterização petrográfica de rochas-reservatório de hidrocarbonetos, denominadas tar sands (areias betuminosas). São reservatórios não convencionais, diferentes dos de onde são explorados economicamente os maiores volumes de petróleo e de gás natural.

Segundo Maraschin, a caracterização petrográfica é fundamental para considerar essas rochas como reservatórios, pois quantifica a porosidade presente nestes minerais, onde serão armazenados os fluídos. “São ótimos reservatórios, armazenando óleo muito pesado (asfáltico), porém não são explotados. Embora atualmente não haja valor econômico agregado, o estudo petrográfico destes tipos de reservatórios permite compreender a qualidade de armazenamento de fluídos em reservatórios análogos”, explica. A pesquisa teve início em 2016, em parceria com o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em Macaé (RJ).