15/12/2021 - 16h36

Brasil é o 13º do ranking mundial em produção científica

Dados foram apresentados pelo presidente da FAPERGS Odir Dellagostin em conversa com coordenadores de pesquisa e de programas de pós-graduação da PUCRS

Professores Fernanda Morrone e Odir Dellagostin / Foto: Matheus Gomes

Na terça-feira, dia 14 de dezembro, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Prof. Dr. Odir Dellagostin participou de um encontro com coordenadores de pesquisa e dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS. Na ocasião, Dellagostin apresentou dados nacionais de financiamento e produção científica.

A convite do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS Carlos Eduardo Lobo e Silva e da Diretora de Pesquisa Fernanda Bueno Morrone, Dellagostin trouxe informações sobre o crescimento das pesquisas e dos cursos de pós-graduação no país, além de números sobre o fomento das agências federais e estaduais. Atualmente, o Brasil está em 13º no ranking mundial de produção científica. Já o estado do Rio Grande do Sul é o 2º com mais doutores titulados e com mais artigos publicados, além de ser o 4º maior estado com alunos de pós-graduação atendidos com bolsas em 2019.

Foto: Matheus Gomes

Durante o encontro, Dellagostin também compartilhou suas experiências no exterior e apresentou seu artigo Análise do fomento à pesquisa no país e a contribuição das agências federais e estaduais. “É um privilégio ouvir o professor Odir. Seu artigo é muito rico em dados e análise sobre a produção científica do Brasil. Uma pesquisa bastante pertinente para o debate sobre o futuro das iniciativas no país e aqui na PUCRS”, destacou Lobo e Silva.

“Fiquei feliz com o convite de conversar com os pesquisadores da PUCRS. Admiro a força que a instituição tem na pesquisa e na pós-graduação”, comentou Dellagostin.

Sobre o convidado

Odir Dellagostin é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey (Inglaterra) e pós-doutorado pela mesma universidade. Atualmente, também é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), é pesquisador nível 1A do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.