06/07/2021 - 08h41

Repertório amplo contribui para trajetória profissional

Cursos de especialização e MBA contribuem para enriquecer experiências por meio de teoria, prática e contato com colegas e professores

É possível escolher aspectos que desejamos aperfeiçoar, especialmente no que diz respeito a nossa trajetória profissional

Cursar uma pós-graduação pode ser uma boa maneira de ampliar o repertório / Foto: Anthony Shkraba/Pexels

*Conteúdo atualizado em 21/2/2022.

Desde que nascemos, passamos por situações em casa, em grupos de amigos, na escola e no trabalho que trazem desafios. Essas experiências, sejam positivas ou negativas, contribuem para criar e ampliar o repertório de cada pessoa, ou seja, sua “coleção” de conhecimentos e aprendizados. Diante de determinados eventos, somos incentivados a resgatar aspectos técnicos e comportamentais desenvolvidos anteriormente para resolver alguma questão atual de forma rápida e efetiva.

Apesar de grande parte do nosso repertório ser construído ao longo da vida sem muito planejamento, é possível escolher aspectos que desejamos adquirir e aperfeiçoar – especialmente no que diz respeito a conhecimentos que serão úteis para a trajetória profissional. Segundo a consultora do PUCRS Carreiras Gabriela Techio, tão importante quanto construir esse repertório é identificá-lo. “Perguntar para si mesmo o que cada experiência agregou na construção de carreira, como o que você aprendeu com o último curso que fez e como você está utilizando isso na prática, é muito relevante para reconhecer os conhecimentos adquiridos”, aponta.

Ampliando o repertório de carreira

Formação acadêmica, cursos de curta duração, trocas com os colegas, experiências de estágio e de vagas efetivas são algumas das vivências que possibilitam adquirir conhecimentos que impactam mais diretamente na trajetória profissional. Para profissionais já formados, apostar em uma especialização ou em um MBA pode ser uma alternativa interessante, uma vez que possibilitam o aprofundamento de conhecimentos em determinada área por meio de aulas teóricas e atividades práticas, além da possibilidade de ampliação do network.

Cursar uma especialização ou MBA impacta em aspectos comportamentais. As discussões com professores e colegas, as trocas de dicas e informações e a possibilidade de aumentar a rede de contato são experiências que contribuem para o desenvolvimento profissional. “Porém, é preciso estar consciente da construção do seu repertório”, alerta Gabriela.

Uma maneira eficiente de atingir essa consciência é fazendo um planejamento de carreira. Ao planejar, é possível investir no reconhecimento de potenciais e pontos de desenvolvimento, além de explorar formas de aumentar o repertório e pensar nos próximos passos para atingir esse objetivo.