18/05/2020 - 09h00

Inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado

Processos seletivos para início no segundo semestre de 2020 acontecerão online

MeD 2020-2 - Portal_Notícia Em meio à pandemia, mais do que nunca, o trabalho incansável de pesquisadores e professores se torna essencial. Os esforços da ciência se refletem nos avanços da sociedade e impactam a vida da população. Para fazer parte deste movimento em busca de soluções para o futuro, 10 cursos de mestrado e doutorado da PUCRS estão com inscrições abertas até o dia 19 de junho para os interessados em ingressar ainda em 2020. Neste edital, a entrega da documentação será feita online.

Com a melhor pós-graduação do Brasilde acordo com a média nacional na Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a PUCRS conta com programas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Tenha contato com temas inovadores e de grande impacto social, com disciplinas constantemente atualizadas e uma estrutura completa de estudo e pesquisa.

Conheça os cursos com vagas para início em 2020/2

Para conferir os detalhes do ingresso de cada programa, confira o edital na página do curso.

Créditos e bolsas

Os ingressantes de Mestrado e Doutorado têm a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo de agências governamentais (CAPES e CNPq) ou bolsas  oriundas de projetos de pesquisa com empresas parceiras para realização do curso. Algumas modalidades de bolsas permitem aos alunos exercerem dedicação em tempo integral aos seus estudos.

Para novos ingressantes que não receberem bolsas, existe a possibilidade de obtenção de crédito educativo pelo Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc), que oferece um auxílio de 50% dos valores das parcelas educacionais, as quais serão reembolsadas após o término do curso, pelo mesmo período de utilização.

Além disso, estudantes que queiram internacionalizar a sua formação poderão ainda aproveitar as oportunidades do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), que oferece bolsas de doutorado sanduíche no exterior e outras possibilidades de mobilidade discente durante o curso. Saiba mais sobre o programa clicando aqui.