30/12/2020 - 11h12

Uma nova etapa frente à incerteza

Uma caloura e um formando contam como foi superar o primeiro semestre de aulas online

Manoela, aluna da Escrita Criativa, fala sobre adaptação às aulas online

Manoela, aluna da Escrita Criativa / Foto: Bruno Todeschini

Sem dúvidas, 2020 não foi fácil. Os estudantes que iriam iniciar sua primeira graduação nesse ano precisaram se adaptar ao ensino online e à universidade ao mesmo tempo. Enquanto isso, os formandos, os quais sonhavam com uma formatura presencial, não tiveram essa possibilidade. É sobre isso que falam os estudantes da PUCRS Manoela Tamiozzo e Filipe Figueiró.

Manoela tem 19 anos e iniciou seus estudos em Escrita Criativa em março de 2020. Ela conta que nunca imaginaria ter seu primeiro semestre de faculdade à distância, mas que está sendo um grande aprendizado. Manoela também acredita que essa modalidade de ensino permite que ela fique menos ansiosa ao apresentar trabalhos para a turma.

Filipe, por sua vez, tem 28 anos e é formando em Engenharia Elétrica – se formaria ainda no primeiro semestre do ano. Para o estudante, foi muito desafiador ser membro da comissão de formatura e conciliar os anseios dos colegas com a realidade imposta pela Covid-19. Além disso, agradece por estudar em uma universidade com a estrutura necessária para o ensino online.

Filipe, formando em Engenharia Elétrica

Filipe, formando em Engenharia Elétrica / Foto: Bruno Todeschini

Para conferir como foi a experiência dos alunos no primeiro semestre de 2020 e conhecer seus relatos leia a matéria completa na Revista PUCRS (páginas 8 a 11).