15/12/2020 - 13h52

Teccine PUCRS realiza a produção de oito filmes em 2020

Disponíveis no Youtube, as obras cinematográficas foram desenvolvidas por alunos do curso de Produção Audiovisual da Universidade

Filme: Eclipse / Foto: Divulgação

Mesmo com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, o curso de Produção Audiovisual da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos) não deixou de produzir conteúdo. Durante o segundo semestre de 2020, estudantes de diferentes semestres realizaram curta metragens exibidos em sessões públicas realizadas pelo Youtube e com posterior debate na plataforma Zoom. Ao todo, oito filmes participam da exibição.

Fabiano Grendene de Souza, coordenador do curso e professor da disciplina de Realização V, na qual foram produzidos três dos oito filmes, conta que a exibição online não era realizada antes da pandemia, mas que foi a maneira encontrada pelo curso para continuar promovendo eventos de integração com a comunidade. Entretanto, mesmo tendo sido proposto em momento emergencial, esse modelo trouxe benefícios. Fabiano acrescenta que uma importante característica dessa modalidade é a democratização de opiniões sobre o processo de produção dos filmes; enquanto nos eventos presenciais, normalmente, as falas sobre o filme são monopolizadas pelos diretores, nos debates realizados pelo Zoom, toda a equipe participa, trazendo diferentes visões sobre a produção.

Cristiane Mafacioli, decana da Famecos, por sua vez, pontuou que durante a pandemia o setor audiovisual foi bastante prejudicado, inclusive as grandes produções e, por isso, comemora muito a produção desses filmes que apenas foram gravados quando os protocolos de segurança do governo estadual permitiram. Ainda, segundo ela, foi um grande aprendizado tanto para os profissionais, quanto para os estudantes que enfrentaram esse desafio, mostrando que não há barreiras intransponíveis. Por fim, demonstrou sua gratidão a todos os professores, alunos e técnicos que trabalharam em torno de um objetivo comum, fazendo com que essas produções fossem possíveis.

Novas soluções para novos desafios do audiovisual

Filme: A Cidade É Ela / Foto: Divulgação

Fabiano acredita que produzir filmes é, em condições normais, um desafio, mas que produzir com a necessidade de distanciamento social, esse desafio se torna ainda maior. Apenas os filmes de conclusão de curso, produzidos pelos formandos, foram gravados presencialmente com equipes de 15 a 20 pessoas. Para isso, a PUCRS disponibilizou EPI’s, além de uma higienista para cuidar da profilaxia do local; os estudantes, por sua vez, precisaram realizar algumas mudanças no roteiro de seus filmes a fim de respeitar a necessidade de distanciamento social e, além disso, realizaram escalas para os momentos de alimentação da equipe. Todos os protocolos exigidos pelo governo estadual foram seguidos e, como comenta o coordenador do curso, houve muito profissionalismo no set de filmagem.

As demais disciplinas – de segundo e quarto semestres -, para as quais os alunos produziram seus curtas, foram realizadas na modalidade online. Alunos de quarto semestre produziram animações, evitando a necessidade de gravações presenciais, enquanto os estudantes de segundo semestre optaram por realizar documentários, gravados, com exceção de um deles, na casa dos estudantes, sem encontros presenciais. O resultado dos filmes foi, como destaca Fabiano, muito positivo.

A primeira sessão de apresentações ocorreu no dia 9 de dezembro, com a exibição das animações Despertar do Eclipse, de Patrícia Cristiane, e Fatale, de Julio Carissini. Participaram do debate os cineastas Otto Guerra e Frederico Pinto. Produzir animações em seis meses é um trabalho que exige muita entrega e profissionalismo, comenta Fabiano, que relata ter sentido muitas emoções durante as apresentações ocorridas.

Filme: Mikaela / Foto: Divulgação

As expectativas do coordenador em relação aos filmes é alta. No dia 10 de dezembro ocorreu a segunda sessão de apresentações na qual foram exibidos três documentários produzidos por estudantes do segundo semestre. “É muito interessante ver que os alunos, os quais tiveram praticamente todo seu ensino realizado na modalidade online, aprenderam e estão colocando em prática seus conhecimentos”, comenta, não dispensando elogios aos estudantes: “os três têm em comum um olhar afetivo por seus personagens e acho que eles conseguiram entender que fazer documentário, cinema é ter um olhar humanista para a vida, é uma turma muito vigorosa”. Nessa data, foram exibidos os filmes Aurum, de Victor Sartori; A Cidade é Ela, de Giulia Tomasini, e Aqui Dentro, de Gabriel Messias.

Os filmes apresentados na última sessão de exibição são os de conclusão de curso, para os quais houve uma grande produção prévia. Os estudantes de Produção Audiovisual têm duas disciplinas para iniciarem as produções dos filmes antes de sua gravação, ocorrida no último semestre do curso, ou seja, começaram a elaborar os filmes exibidos um ano antes de exibi-los ao público. Os filmes a serem exibidos em 15 de dezembro são Sophia, de Marcela Maldonado Ruiz; Aliena, de Pedro Spieker, e Mikaela, de Guilherme Pacheco.

Fique por dentro da programação

Todas as sessões são realizadas de maneira virtual e síncrona, transmitidas pelo YouTube, sempre às 19h. Confira os links para assistir às sessões e aos debates abaixo: