22/09/2021 - 11h37

Professoras da PUCRS recebem Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021

Premiação reconhece a carreira de Lilian Cristine Hübner e Marilia Costa Morosini, ambas da Escola de Humanidades

Foto: divulgação

As professoras da Escola de Humanidades da PUCRS Lilian Cristine Hübner e Marilia Costa Morosini foram agraciadas com o  Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 nas categorias Artes, Letras e Linguística e Educação, respectivamente. O reconhecimento é concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia e foi divulgado na última sexta-feira, dia 17. 

A edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 tem como tema A Ciência a serviço da sociedade, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor. A solenidade de premiação com os 14 agraciados será virtual, realizada por transmissão, no período de 17 a 23 de outubro.  

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, a premiação das pesquisadoras é motivo de orgulho e celebração para a Universidade. “O Prêmio Pesquisador Gaúcho é um importante reconhecimento das trajetórias acadêmicas de absoluto destaque para as professoras Lilian Hübner e Marilia Morosini. Parabenizo as pesquisadoras pelo empenho em suas áreas de pesquisa e pela notável atuação em nossa Escola de Humanidades”, adiciona. 

Sobre as pesquisadoras 

Lilian Cristine Hübner é professora no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. É graduada em Licenciatura Plena em Letras habilitação Português-Inglês, com mestrado e doutorado em Letras. Passou por instituições internacionais como a Universidade de Montreal, no Canadá, e Université Pierre et Marie Curie, na França, onde realizou estágio pós-doutoral. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente em temas como linguagem-envelhecimento-escolaridade, aquisição de língua adicional, bilinguismo e multilinguismo, processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem no CCL, na Doença de Alzheimer, na Afasia Progressiva Primária e nos acidentes cérebro-vasculares, adaptação e elaboração de instrumentos de avaliação da linguagem típica e atípica. 

Marilia Costa Morosini é professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Centro de Estudo em Educação Superior. Bolsista produtividade 1A do CNPq, possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia Educacional e doutorado em Educação, com pós-doutorado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Sua produção atual está voltada a estudos de conhecimento, destacando-se a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária, a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa e a Enciclopédia Brasileira de Educação Superior. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando em: educação superior, qualidade da educação superior, formação de professores, internacionalização da Educação Superior, diversidade e equidade na educação superior.

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