Prêmio Açorianos de Literatura reconhece alunos, docentes e alumni PUCRS
Entrega ocorreu no dia 23 de abril, no Teatro Renascença e contemplou oito categorias
A celebração ocorreu no Teatro Renascença e homenageou 14 escritores. Foto: Luciano Lanes/PMPA
As obras literárias de maior destaque em 2018 foram reconhecidas pelo 25º Prêmio Açorianos de Literatura, no dia 23 de abril. A premiação contemplou oito categorias, todas conquistadas por alunos, alumni (diplomados) e docentes da PUCRS. A celebração aconteceu no Teatro Renascença e teve José Francisco Botelho como grande nome da noite, levando os troféus de Livro do Ano e de Conto com Cavalos de Cronos. Promovida pela Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura, a cerimônia valoriza títulos e autores da capital gaúcha.
Os segmentos premiados foram Infantil; Infanto-Juvenil; Crônica; Conto; Narrativa Longa; Especial; Poesia e Ensaio de Literatura e Humanidades, além do disputado Livro do Ano. Desses, seis foram entregues a alumni PUCRS, dois a professores, e um a estudante. De acordo com o coordenador do curso de Escrita Criativa da Escola de Humanidades, Bernardo Bueno, o resultado dessa edição evidencia a qualidade do conteúdo oferecido na instituição. “É uma prova de que cursos como os nossos, de graduação, pós-graduação e extensão, são casa de alunos e escritores talentosos. Isso consolida o impacto das aulas de Escrita Criativa no Brasil e o trabalho de sucesso da Oficina Literária, do professor Luiz Antonio de Assis Brasil.”
Para Bueno, o segredo está no ambiente ofertado pela Universidade, que proporciona troca de conhecimentos e experiência, permitindo viver e compartilhar a literatura com quem também ama esse mundo. “Minha aposta é de que os cursos de Escrita Criativa vão continuar mudando o cenário da literatura brasileira”, afirma. Além dos vencedores, também foram lembrados durante o evento os autores Armindo Trevisan, Carlos Nejar, Donaldo Schuler, Fernando Lucchese, Maria da Glória Bordini e Sérgio da Costa Franco.
Conheça os vencedores de cada categoria:
Infantil
Agora pode chover – Celso Sisto (mestre em Letras pela PUCRS)
Infanto-Juvenil
Horas Mortas – Antonio Schimenek (aluno da Oficina Literária da PUCRS)
Crônica
Caixa de guardar vontades – Emir Rossoni (mestre em Letras pela PUCRS)
Conto
Cavalos de Cronos – José Francisco Botelho (egresso da Oficina de Escrita Criativa da PUCRS)
Narrativa longa
De espaços abandonados – Luísa Geisler (egressa da Oficina de Escrita Criativa da PUCRS)
Especial
Hoje eu venci o câncer – David Coimbra (diplomado em Jornalismo pela PUCRS)
Poesia
Spoilers – Diego Grando (professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS)
Ensaio de Literatura e Humanidades
Raízes do conservadorismo brasileiro – Juremir Machado da Silva (professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS)
Livro do Ano
Cavalos de Cronos – José Francisco Botelho (egresso da Oficina de Escrita Criativa da PUCRS)