06/07/2020 - 18h08

#PreenchaSeuVazio: alunos da Famecos criam campanha contra o uso de drogas

Projeto elaborado por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda foi doado à Polícia Civil

preenchaseuvazio, Famecos, Publicidade e PropagandaEstudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos desenvolveram uma campanha voltada para a prevenção ao uso de drogas ilegais. O projeto, criado em parceria com o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, teve o lançamento oficial no dia 26 de junho, data definida como Dia Internacional de Combate às Drogas. O objetivo da campanha é promover a conscientização, principalmente dos jovens, sobre a importância de prevenir que os vícios se tornem uma válvula de escape.

A campanha #PreenchaSeuVazio foi elaborada na disciplina de Projeto de Campanha, ministrada pelos professores Márcio BlankKim Gesswein e Cristiane Mafacioli, decana da Famecos. De acordo com os docentes, todos os semestres os alunos recebem o desafio de desenvolver uma campanha publicitária para um cliente real a partir de um briefing que envolve uma entrega social.

Os professores destacam que o projeto foi desenvolvido no segundo semestre 2018, quando a Famecos recebeu o contato da delegada Viviane Viegas, na época Diretora da Divisão de Prevenção e Ensino do Denarc. A delegada buscava uma parceria para promover um programa de prevenção chamado Papo Responsa, junto a escolas da rede pública e privada. “Imediatamente conectamos essa parceria à disciplina de Projeto de Campanha, que tem a característica de desenvolver ações publicitárias completas com viés social. Além disso, na disciplina os alunos trabalham com todas as etapas de uma campanhao briefing, a estratégia, criação, mídia e produção”, comentam os professores.

Aproximando a sala de aula do mercado de trabalho

preenchaseuvazio, Famecos, Publicidade e Propaganda

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda responsáveis pela criação da campanha #PreenchaSeuVazio / Foto: Arquivo pessoal

Para a estudante Gabrielly Severino, que atuou como gerente de projeto no grupo que criou o #PreenchaSeuVazio, a experiência foi fundamental para que os alunos pudessem se aproximar do mercado de trabalho. Durante o semestre da disciplina tivemos a possibilidade de realizar práticas em atividades de planejamento, pesquisa, processo criativo e construção de posicionamento, por exemplo. Dentro disso, cada aluno teve a chance de entender qual área possui mais afinidade, testando suas habilidades a partir de um desafio real, o que nos prepara para o mercado”, ressalta a estudante.

Além de Gabrielly, participaram do grupo os alunos Adriana Casa Nova, André Carvalho, Jessica Dias Gay, João Pedro Corrêa De Araujo, João Victor Ramos, Mariana Lemos Müller, Rosane Viécili Barth Pinheiro, Simone Santos Da Silva e Vanessa Bernardino. Desde a concepção do projeto, os estudantes estiveram em reuniões com o Denarc para a viabilização da campanha. “A disciplina também nos proporcionou o aprendizado sobre o relacionamento com o cliente para a construção de algo em conjunto. No início do projeto, tivemos um encontro com o Denarc para elaboração de briefing e depois eles estiveram na apresentação final, escolhendo a campanha que seria veiculada. Para tirarmos o projeto do papel, também ocorreram diversos encontros”, conta Gabrielly Severino.

Toda a concepção do conceito criativo, do design e do posicionamento da campanha, do projeto #PreenchaSeuVazio foi doado para a Polícia Civil. Além da vídeos nas redes sociais da Instituição, a campanha também está sendo veiculada pela RBS TV.

Os docentes destacam que na longa história da disciplina de Projeto de Campanha ocorreram parcerias com organizações como Instituto do Câncer Infantil, Santa Casa, Associação Amigos do Jardim BotânicoVárias dessas instituições viabilizaram as campanhas propostas pelos alunos. Uma das que mais se destaca, pelo número de parcerias e campanhas produzidas, é o Vida Urgente”, apontam os professores.