29/11/2022 - 16h20

Planejamento de matrícula: programe suas disciplinas para 2023

Portal de Rematrículas permite organizar a rotina acadêmica com antecedência até o dia 7 de janeiro

Planejamento matrícula

Planejar a grade de horários com antecedência garante um início de semestre mais tranquilo e organizado / Foto: Giordano Toldo

Planejar o próximo ano, a carreira ou até mesmo a grade de horários para o primeiro semestre de 2023 não precisa ser um bicho de sete cabeças que vai te tomar muito tempo. Com algumas horinhas e a intenção de um ano melhor, fazer isso com antecedência pode se tornar prazeroso e garantir mais organização e segurança para os desafios que virão. Que tal começar pelo planejamento de matrícula da graduação?

O Portal de Rematrículas está aberto até 7 de janeiro para você montar a grade com tempo, revisar cada disciplina e planejar todas as possibilidades da sua trajetória acadêmica aberta. Aproveite e planeje pois os horários já estão disponíveis para 2023/1. Feito o planejamento, a matrícula é rápida, basta acessar o sistema de matrículas a partir do dia e horário da sua escala (de 9 a 12 de janeiro), e clicar na grade de horários.

Adiante sua Pós-Graduação

Quem já se imaginou cursando Mestrado ou Doutorado, tanto para seguir uma carreira acadêmica quanto começar a vida profissional com um currículo qualificado? O programa Integra Pós traz duas facilidades para você trilhar: possibilita a realização de disciplinas dos programas de Pós-Graduação da PUCRS ao longo da graduação e a nova iniciativa, o G + 1, que permite a conclusão da Graduação e Mestrado em apenas mais um ano de estudos. As inscrições estão abertas até 9 de dezembro e os editais podem ser acessados neste link. Lembre-se de prever horários disponíveis no seu planejamento da graduação para estas atividades.

Leia também: Certificações de Estudos complementam o currículo

Um planejamento eficaz é flexível e objetivo

Falta pouco para o final do ano e alguns planos precisaram ser cancelados, adaptados e até mesmo transferidos. Apesar de tudo, certamente você precisou testar sua flexibilidade. Mas, afinal, quais são as dicas para seguir em frente?

Wagner Machado, professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS e coordenador do Grupo Avaliação em bem-estar e saúde mental, ressalta que se não foi possível seguir o cronograma estabelecido, o melhor a fazer é evitar uma postura julgadora ou muito crítica consigo mesmo e tentar entender quais os motivos que fizeram você não seguir o que havia planejado para buscar alternativas. “Mantenha pontos de vista positivos em relação às situações desafiadoras e almeje planejar um futuro melhor”, ressalta. 

Juliana Niederauer Weide, psicóloga supervisora do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP), destaca que além de planejar um cronograma e estabelecer horários de estudos e trabalho, é importante não esquecer do lazer, descanso e interação familiar.

“Planeje suas atividades de modo a atingir seus objetivos. Por exemplo, para resolver alguma tarefa, pergunte-se: quanto tempo preciso dedicar? Qual o prazo? Quais horários vou disponibilizar para esta atividade. Crie estratégias claras e flexíveis para solucionar suas tarefassugere. 

Leia também: G-PG: dê o primeiro passo para sua pós durante a graduação

Precisa de ajuda? Não deixe de solicitar

Contar com uma professora ou professor e também com coordenadores de curso para compreender quais são os movimentos e tendências do mercado, as perspectivas para a profissão escolhida e até para compartilhar as angústias do momento, pode ajudar a planejar o futuro. A psicóloga Ana Cecília Santiago Petersen, consultora do PUCRS Carreiras, destaca que o grande diferencial da PUCRS são as pessoas.

“Conversar com quem pode fornecer conhecimento técnico e bagagem de mercado é sempre importante no momento de se questionar sobre quais habilidades podem ser desenvolvidas e quais é possível potencializar, completa.

realize o seu planejamento de matrícula

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias