29/08/2018 - 11h03

Mestranda apresenta trabalho em congresso na Irlanda

Andréia Aires avaliou a marcha de idosos após subida e descida de escadas

Andréia Aires no World Congress of Biomechanics

Foto: arquivo pessoal

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica e diplomada pela Escola de Ciências de Saúde, Andréia Aires, participou do 8th World Congress of Biomechanics, em Dublin (Irlanda). Ela apresentou o trabalho Effects of stair negotiation on subsequent gait performance in older adults, que investiga os efeitos da subida e descida de escadas na marcha de idosos e como se organizam mental e fisicamente para realizar essa atividade.

Isso pode acontecer antes ou após a prática de atividades físicas, causando algumas modificações no controle motor dos indivíduos, podendo levar à fadiga e perda transitória de equilíbrio. “Por este motivo, avaliar se a marcha sofre modificações após a realização desta atividade torna-se importante quando se fala na população que está mudando a pirâmide etária do nosso país”, explica Andréia, que tem orientação do professor Rafael Baptista tanto neste trabalho quanto no mestrado, onde segue a linha de pesquisa em Engenharia Biomédica.

A experiência de participar de congresso internacional, segundo Andréia, resulta em uma surpreendente troca de informações com pessoas de diversos lugares do mundo, o que traz visões diferentes do mesmo assunto e ajuda no entendimento de diferentes assuntos. “Estar em um evento onde as pessoas têm o mesmo interesse que você e está lá para trocar conhecimento, onde os professores com quem muitas vezes você estudou na Graduação, ou reconhece o nome pelas publicações, está na plateia ou palestrando é sensacional. Sem contar que conhecer outro país e poder experimentar um pouco de outra cultura me faz sentir mais preparada para a vida”, conta. O retorno dos participantes do congresso ajudou no processo de consolidação da ideia geral do estudo, e afirmou a importância que ele tem na área do esporte. “As pessoas têm visões, ideias e opiniões muito diferentes do que podemos imaginar”, complementa.

O trabalho está de certa forma ligado à sua pesquisa de mestrado, na qual desenvolve uma metodologia de análise e classificação da marcha em idosos utilizando um algoritmo capaz de calcular um índice classificatório da marcha. Para isso, utiliza Sinais de Força de Reação do Solo. “Como faço mestrado em Engenharia Elétrica, focalizei a principal atenção do estudo para desenvolver um método quantitativo de avaliação. Usarei a engenharia e suas ferramentas para facilitar a interpretação de dados que muitas vezes é realizado de forma qualitativa. Isso tornará a investigação da marcha mais fidedigna aos resultados, diminuindo a subjetividade na avaliação dos dados coletados”, comenta.

Andréia está sempre atenta a oportunidades como essa, incentivada pelo orientador. Em 2017, participou, ainda como aluna da Graduação, de evento do Colégio Europeu de Esportes (European College of Sports Science – ECSS), na Alemanha. Na ocasião, apresentou trabalho desenvolvido em no Grupo de Pesquisa FISIOMEC, junta a outros professores e estudantes.