25/05/2021 - 08h33

Mercado exige profissionais de Direito cada vez mais conectados com a atualidade

Cursos de pós-graduação permitem acompanhar mudanças e encontrar soluções para os novos desafios da área

Cursos de pós-graduação são opção para quem busca atualização em Direito

Cursos estão com inscrições abertas, com opções de formações sobre diversos temas / Foto: Unsplash

Com um mercado cada vez mais exigente e a sociedade se transformando de maneira intensa e muito rápida, estar atualizado é essencial para profissionais da área do Direito. Para acompanhar essas mudanças, é preciso não só conhecer as respostas para os problemas hoje enfrentados no cotidiano forense, mas também ter o olhar atento para os desafios do futuro.

Um dos caminhos possíveis para buscar atualização e se manter em contato com as novidades que surgem é cursar uma pós-graduação. Segundo o coordenador de Educação Continuada da Escola de Direito da PUCRS, professor Luis Alberto Reichelt, esse é um passo praticamente obrigatório para os profissionais da área:

“A inserção no mercado de trabalho pressupõe cada vez mais qualificação – e não só no que se refere à obtenção de um título, mas, fundamentalmente, do ponto de vista da repercussão desse aprendizado na qualidade do trabalho desempenhado”.

O professor afirma que é preciso revisitar constantemente os conteúdos com os quais se teve contato em outros momentos, a fim de compreender o atual olhar dos tribunais e dos acadêmicos estudiosos a seu respeito. “Também é preciso estar atento ao que está por vir em termos de inovações trazidas em decisões judiciais e na doutrina”, pontua.

Tradição e atualização na área do Direito

Os cursos de especialização em Direito da PUCRS estão com inscrições abertas. Há opções de formações sobre diversos temas, entre as já tradicionais, como Ciências Penais, que chega a sua 25ª edição; e novidades que acompanham as atualizações da área, como a especialização inédita em Direito Digital e Proteção de Dados. Esse é um dos pontos destacados por Reichelt: a forte sintonia dos cursos propostos com as inúmeras transformações da sociedade e do Direito na atualidade.

O professor também valoriza o fato de os cursos colocarem os estudantes em contato com professores reconhecidos no mercado, os quais são protagonistas dos principais debates jurídicos nacionais e internacionais. “Isso favorece o diálogo desses alunos com o que há de mais avançado em termos de atuação forense e de pesquisa científica acadêmica. O que eles vivenciam em aulas permite uma efetiva transformação para melhor o mundo no qual eles inserem”, conclui Reichelt.