28/02/2020 - 17h54

G-PG: Curse disciplinas de mestrado durante a graduação

No primeiro semestre de 2020, serão 150 disciplinas para a escolha

graduaçãoVivenciar a pós-graduação ainda durante a graduação, ter contato com a pesquisa científica e estar próximo de temas atuais são apenas alguns dos benefícios do Programa G-PG. A iniciativa possibilita que alunos cursem disciplinas de mestrado ainda durante a graduação, podendo aproveitar os créditos cursados como disciplinas eletivas. As inscrições para o programa ocorrem do dia 2 ao dia 6 de março.

O programa está disponível para aqueles alunos que já cursaram no mínimo 50% do seu curso de graduação. Os acadêmicos que cursarem disciplinas do G-PG e posteriormente ingressarem em algum dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS também poderão aproveitar os créditos cursados na grade do mestrado. Além disso, a iniciativa permite que o estudante tenha contato com professores e colegas e conheça um pouco mais da rotina da pós-graduação.

Experiências na pós-graduação

A estudante de Engenharia Civil, Pietra Moraes Borges escolheu disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais para sua experiência na pós. Para a aluna, o programa possibilitou entender como o mestrado funciona e ter contato com temas mais específicos. “Além disso, os professores são muito bem preparados, com métodos diferentes em relação às disciplinas de graduação. Também adiantei seis créditos da carga horária do mestrado antes mesmo de entrar no programa”, comenta Pietra.

Já o estudante de Psicologia Leonardo Rothmann participou de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde. Para ele, a motivação surgiu pelo interesse em buscar novas fontes de conhecimento para complementar e aprofundar o que já estava tendo contato na Iniciação Científica. “O contato com profissionais de outras áreas de atuação também acabou me chamando atenção, pois seria um outro tipo de vivência fora da graduação”, conta o aluno.

Para Rothmann, as disciplinas preenchem uma lacuna de técnicas e conhecimentos científicos que não são abordados durante a graduação. “Com as disciplinas que realizei, consegui aprender diversas ferramentas e técnicas, desde análises estatísticas até conhecimentos aplicados”, adiciona.

O acadêmico do curso de Física Victor Nejelischi já pretendia ingressar no mestrado e, por isso, optou por disciplinas do G-PG no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. “O G-PG me ajudou a aprofundar questões teóricas e ampliar meu repertório, além de expandir minha rede de contatos, tanto com professores quanto com outros estudantes da pós-graduação”, conta Nejelischi.

Conheça as disciplinas

No primeiro semestre de 2020, serão 150 opções de disciplinas nos 23 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUCRS. Para conhecer as disciplinas, acesse o site.

Como se matricular

Para se inscrever, no momento de fazer a matrícula reserve horários na sua grade para se inscrever nas disciplinas da pós-graduação. A inscrição no Programa G-PG deverá ser realizada diretamente na secretaria do Programa de Pós-Graduação de seu interesse entre os dias 2 e 6 de março de 2020.