21/09/2020 - 13h40

Famecos promove aula aberta com o lançamento Revista EXP

Evento terá a participação de Fernanda da Escóssia, editora da Revista Piauí, e de Robson Braga, professor de jornalismo da Universidade Federal do Ceará

Revista Exp, Famecos, Fernanda da Escóssia, Robson Braga, JornalismoA Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos promove nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 19h15min, uma aula aberta para o lançamento da Revista EXP 2020/1. O evento será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e poderá ser acessado através do link. O lançamento contará com a participação da jornalista Fernanda da Escóssia, editora do site da Revista Piauí e profissional com vasta experiência na área do jornalismo em revista, e do professor Robson Braga, orientador do laboratório da revista Entrevista, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. A mediação do evento será feita pela professora da Famecos Flávia Quadros.

O lançamento da EXP 2020/1 representa um marco na história da Famecos. Pela primeira vez, em razão da pandemia do novo coronavírus, a maior parte do processo de construção do produto editorial foi desenvolvido de forma remota pelos alunos da disciplina de Produção em Revista, incluindo apuração, diagramação e edição.

A revista, produzida no período de março a julho deste ano, traz reportagens que abordam desde problemas sociais causados pela pandemia, como o aumento no número de casos de depressão e ansiedade, até idosos super conectados, que curtem e compartilham experiências no mundo virtual. A Revista EXP pode ser conferida clicando aqui.

A edição 2020/1 conta com produções dos alunos Ângelo Menezes, Camila Pires, Débora Ramos, Eduarda Pereira, Fernanda Soprana, Gabriel Bolfoni, Gabriela Porto Alegre, Guilherme Milman, Leticia Santos, Luíza Frasson, Matheus Goulart, Mia Sodré, Natalia Schwengber, Nícolas Wagner, Rafaela Rocha, Rudimar Valença, Talita Lorenzetti, Vicente Breier e Vítor Filomeno. A coordenação é dos professores Flávia Quadros, Luiz Adolfo Lino de Souza e Luiz Antônio Araujo.

Sobre os convidados

Fernanda da Escóssia é professora e pesquisadora em comunicação e doutora em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Como jornalista, tem 25 anos de experiência em meios digitais, audiovisuais e impressos. Foi repórter da Folha de S.Paulo, editora de política e repórter do jornal O Globo e ombudsman da Agência Lupa.

Robson Braga é professor do curso de Jornalismo do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na área de Fundamentos e Práticas Jornalísticas. Trabalhou como repórter da editoria de Conjuntura (Política, Brasil e Mundo) do Jornal O Povo (Fortaleza) e como repórter da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (Adital).