17/06/2021 - 10h00

Escola de Negócios: saiba como é o dia a dia de um estudante da área

Coordenadores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia contam o que futuros alunos encontrarão na Escola de Negócios

Na Escola de Negócios, os cursos solucionam problemas reais

Conheça as práticas da Escola de Negócios, se inscreva no Vestibular e venha estudar na PUCRS/Foto: Pexels

Não há dúvidas de que as aulas práticas são de extrema importância na Universidade. Com elas, estudantes conseguem visualizar de maneira efetiva conceitos que podem parecer muito abstratos na teoria. Na Escola de Negócios, os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia percebem essa importância e aplicam de diferentes formas o conteúdo teórico junto aos estudantes. Conheça, a seguir, como funcionam as práticas nesses cursos que estão com inscrições abertas no Vestibular Complementar 

Esses e os demais cursos da PUCRS também aceitam inscrições neste semestre via Ingresso de Diplomado e Transferência, que contam com descontos exclusivos 

Administração: solucionando problemas reais 

O curso possui diferentes possibilidades de atuação. O profissional de administração não precisa, necessariamente, ser alguém de terno e gravata que trabalha em uma empresa. “Algumas áreas que um profissional formado em Administração pode atuar são produção e operações, setor industrial, em organizações, no marketing, no desenvolvimento e capacitação de pessoas, em recrutamento e seleção e na área financeira”, explica a coordenadora do curso, Ionara Rech. É por essa diversidade de possibilidades que o curso possui, ao todo, cinco linhas de formação 

Venha estudar Administração na PUCRS!

Há linhas de formação diversas em Administração/Foto: Pexels

Uma delas é a de Inovação e Empreendedorismo. Nela, há quatro disciplinas práticas nas quais os/as alunos/as realizam seus próprios projetos inovadores. Além disso, os/as estudantes conseguem utilizar toda a estrutura do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) para auxiliá-los nesse desenvolvimento de projetos.  

Já nas demais linhas de formação (Administração de EmpresasLiderança e Gestão de PessoasMarketing e Negócios Internacionais) possuem as disciplinas Projeto Integrador I e II, que procuram resgatar conteúdos por meio de projetos práticos.  

Na primeira disciplina, a temática é Cidades Inteligentes e Sustentáveis e a proposta é que as turmas pensem uma cidade real específica que possa ser melhorada através de diferentes projetos. “Antes da pandemia, por exemplo, foram trabalhadas Picada Café e Ivoti. Esses municípios foram visitados pelas turmas para que pudessem ser conhecidos em sua integralidade. Dessa forma, os grupos puderam compreender quais eram os problemas enfrentados pela população e moldar seus projetos a partir dessa análise. Durante o momento de pandemia, que tornou o ensino online necessário, a ideia foi pensar em bairros de Porto Alegre”, relembra Ionara.  

Já em Projeto Integrador II, a ideia é atuar junto a empresas parceiras da Escola de Negócios. Nessa disciplina, são montados projetos até mesmo para empresas internacionais.  

Ciências contábeis: decifrando a linguagem dos negócios 

Venha cursar Ciências Contábeis na PUCRS!

A contabilidade é a linguagem dos negócios/Foto: Pexels

O contador é o elo entre os fatos contábeis das organizações, dando vida aos números registrados, demonstrando suas interpretações a sócios, gestores e interessados. O mercado de trabalho oferece grandes oportunidades, tanto no setor privado, quanto como funcionário ou autônomo, ou ainda em órgãos públicos. A presença de um contador é imprescindível na composição da equipe técnica de qualquer organização, considerando a complexidade da legislação tributária e fiscal, assim como as necessidades econômicas e financeiras das empresas. 

A atividade profissional do contador está intimamente relacionada ao desenvolvimento socioeconômico. Ou seja, às expectativas da sociedade em relação à necessidade de sustentar o bem comum diante da complexidade crescente que envolve as questões sociais e econômicas. 

As disciplinas no curso são voltadas, principalmente aos conhecimentos sobre as demonstrações financeiras, custos, legislação comercial, planejamento tributário, auditoria, perícia, controladoria, governança corporativa e gestão de riscos. 

Há, ainda, um Laboratório de tributos, no qual todas as questões tributárias e contábeis de empresas são realizadas pelos estudantes. Mais especificamente, nessa prática são realizados: 

  • O aprofundamento de questões mais complexas relacionadas à apuração dos tributos sobre o lucro e ao planejamento tributário; 
  • O desenvolvimento de atividades relacionadas à formulação de requerimentos, entrega de declarações e ao cumprimento de outras obrigações acessórias perante o fisco, que é uma autoridade fazendária do país que controla os pagamentos de impostos em todas as esferas tributárias, seu objetivo é controlar a legislação tributária. A nível federal, é o Ministério da Fazenda. 

Além disso, o curso pretende iniciar, ainda, um Laboratório de Contabilidade que, provavelmente, entrará em funcionamento em 2022.  

A contabilidade é a linguagem dos negócios, ela é necessária para a comunicação com os acionistas e as pessoas interessadas nos resultados das empresas. As empresas querem contratar pessoas que conheçam essa linguagem, por isso o curso de Ciências Contábeis se mostra tão importante na sociedade e tem uma grande empregabilidade”, comenta o coordenador Luís Carlos Pertile. 

Ciências Econômicas: auxiliando a comunidade mesmo na pandemia 

Venha cursar Economia na PUCRS!

Se você gostaria de analisar conjunturas econômicas ou compreender diferentes mercados, a Economia é para você/Foto: Pexels

Esse curso da Escola de Negócios é voltado àqueles que gostam de matemática e história, e que desejam compreender os atuais fenômenos sociais e econômicos do mundo. A formação em Ciências Econômicas prepara os/as estudantes para realizar análises e projeções de cenários aos setores público e privado, desenvolve a capacidade do/das estudantes de tomar decisões e utiliza métodos quantitativos para a resolução de problemas econômicos. 

Há duas linhas de formação no curso: Economia e Finanças. Na primeira, além de teoria econômica, os estudantes aprendem métodos e técnicas de estimação de fenômenos socioeconômicos por meio de três disciplinas: econometria I, II e III. Já em Finanças, a teoria econômica é aplicada juntamente aos fundamentos do mercado financeiro, realizando análises dos mercados de renda fixa e renda variável, como o da Bolsa de Valores.   

O curso conta com um espaço para atuação dos/das estudantes ao logo da sua trajetória acadêmica: o Estúdio de Finanças. Nele é realizado o aconselhamento financeiro junto à comunidade por meio da Plataforma SUF (Sistema Universal de Finanças), desenvolvida em parceria com o Banco Itaú, auxiliando na reestruturação de dívidas e em investimentos. 

Durante a pandemia, os atendimentos passaram de presenciais à online, o que permitiu ampliá-los. Outra iniciativa muito importante é o PUCRS Finance, ou a Liga de Mercado Financeiro, criada pelos estudantes do curso para atuarem em desafios e competições nacionais e internacionais.  

“Diante dessas oportunidades, os/as estudantes são incentivados/as a exercer atividades durante a sua graduação, ampliando seus conhecimentos e habilidades na prática, o que os torna protagonistas da sua formação”.

Afirma Kellen Fraga, coordenadora do curso de Ciências Econômicas.

Venha estudar na Escola de Negócios 

Todos os cursos da Escola estão com inscrições abertas para o Vestibular Complementar, assim como para Ingresso de Diplomado e Transferência. Inscreva-se, confira os benefícios exclusivos e ingresse na PUCRS ainda este ano! 

Inscrições abertas para todos os processos de ingresso em 2021/2

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias