10/08/2020 - 13h57

Concurso Olhar da Casa estimula a observação sobre o ambiente cotidiano

Voltado para estudantes da PUCRS, concurso possui inscrições até 31 de agosto e premiará os vencedores de cada categoria com uma câmera instantânea Fujifilm Instax Mini 9

olhar-da-casa_agendaEstão abertas as inscrições para o concurso de fotografia Olhar da Casa. Por meio desse concurso, o Instituto de Cultura da PUCRS busca promover a criatividade no período de distanciamento social e a sensibilização do olhar sobre a casa, voltando a atenção dos participantes para esse espaço que, muitas vezes, por força do hábito, passa despercebido no nosso cotidiano. Nesse sentido, o concurso propõe a exploração da casa em sua totalidade, abrangendo tudo aquilo que a compõe: lugares, móveis, objetos, pessoas e animais que a habitam, ações e gestos realizados em sua interioridade.

O concurso se destina exclusivamente para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, presenciais ou on-line, da PUCRS. Cada participante tem a possibilidade de enviar até três fotografias para apenas uma das categorias do concurso: Natureza morta, Retrato, Paisagens da casa. Em conformidade com as políticas de prevenção ao Covid-19, as imagens devem ser produzidas no local em que a candidata ou o candidato estejam passando pelo período de distanciamento social.

O anúncio dos finalistas e vencedores/as acontece no dia 15 de setembro, e o primeiro/a colocado/a de cada categoria será premiado/a com uma câmera instantânea Fujifilm Instax Mini 9, com bolsa e filme de 10 poses.

Sobre as categorias

As fotografias inscritas devem se enquadrar em uma das três categorias do concurso:

Natureza morta: fotografia de composição com qualquer objeto ou conjunto de objetos inanimados colocados em um contexto que conte uma história ou transmita uma emoção.

Retrato: fotografias que mostrem pelo menos uma pessoa e/ou animal, com o propósito de apresentar uma “persona”, um comportamento, um sentimento, um estado do ser em um momento.

Paisagens da casa: fotografia de espaços internos e suas extensões, tais como jardins, sacadas ou vista de janelas. Ao invés de focar em um objeto ou pessoa específica, as fotografias inscritas nessa categoria devem capturar o ambiente em que o/a fotógrafo/a se encontra de forma panorâmica.

Para participar, confira aqui  o regulamento completo do concurso.

Cronograma do Concurso:

• 10/08 – Lançamento do Edital – Início do período de inscrições;
  • 31/08 (23h59) – Encerramento do período de inscrições;
  • 03/09 (até 23h59) – Divulgação da lista de inscrições homologadas no Concurso;
  • 15/09 (17h) – Divulgação do resultado – finalistas e premiados/as.