22/06/2021 - 17h43

Área da saúde tem profissões em alta no mercado de trabalho

Pós-graduação da PUCRS oferece diversos cursos de especialização para profissionais qualificarem a carreira

Cursos preparam estudantes para atuarem como profissionais da saúde

Estudo aponta profissões relacionadas à saúde como alguns dos destaques para 2021 / Foto: Bruno Todeschini

Sempre em alta no mercado de trabalho, as profissões relacionadas à área da saúde têm ganhado ainda mais destaque. É o que mostra um estudo realizado pelo Linkedin, que aponta enfermeiros, farmacêuticos, médicos e psicólogos como algumas das categorias em destaque e que devem apresentar grande número de vagas em 2021. 

Um dos fatores que impacta nesse cenário é a pandemia da Covid-19, que evidenciou a constante demanda – muitas vezes não atendida – por profissionais da saúde das mais diversas especialidades. E a tendência é que essa realidade persista, uma vez que ainda não se tem conhecimento de todas as sequelas que a doença pode causar. 

“Sabe-se, por exemplo, que alguns pacientes apresentam dificuldades motoras, cognitivas e problemas psicológicos. Assim, serão necessários profissionais de saúde especializados, como educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, para conduzirem esse processo de reabilitação”, aponta a professora, decana associada e coordenadora de Educação Continuada da Escola de Ciências da Saúde e da VidaTatiana Irigaray. Tudo isso aliado a um mercado que sempre necessita de profissionais qualificados e preparados, representando uma oportunidade para quem atua na área. 

Envelhecimento da população também demanda profissionais da saúde 

Outro motivo pelo qual a área da saúde está em alta é o envelhecimento dos brasileiros. Segundo o IBGE, no fim de 2020 havia mais de 39 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no País – número que praticamente dobrou nos últimos 10 anos e que atualmente representa 18,4% da população. Com isso, também cresce a necessidade de profissionais de saúde preparados para atender esse público, contribuindo para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. 

Leia também: 5 hábitos para alcançar a longevidade com saúde 

Momento exige flexibilidade e adaptações 

O mercado da saúde tem se mostrado especialmente favorável para aqueles profissionais flexíveis e que conseguem se adaptar ao contexto atual. Oferecer valores diferenciados neste momento em que muitas pessoas sofrem impactos econômicos em função da pandemia pode ser um diferencial nesse sentido. 

Por outro lado, uma das facilidades que ganhou espaço nos últimos tempos é a possibilidade de atendimentos online para algumas especialidades. “O fato de poder atender de forma remota permite que os profissionais tenham pacientes de outras cidades, estados e até mesmo países”, destaca a professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e orientadora profissional Manoela Ziebell, reforçando a importância de estar atento às regulações dos conselhos no que diz respeito a essa modalidade. 

Após a pandemia, a professora acredita que, principalmente no que se refere à saúde mental, os tratamentos tenham continuidade: “Quando as pessoas entendem os benefícios, tendem a seguir com os atendimentos, pois percebem melhorias em diferentes aspectos”. 

Qualificação e atualização são diferenciais na carreira de profissionais da saúde 

Na área da saúde, buscar qualificação e atualização profissional contribui para entender o que funciona ou não para cada paciente, estar em contato com práticas inovadoras e eficazes e, consequentemente, garantir a atuação ética e a entrega de resultados satisfatórios. 

“Os cursos de especialização permitem aos estudantes aprofundar conhecimentos teóricos e técnicos, formar redes de contato, aprender com a experiência de professores e colegas e desenvolver habilidades e competências – até mesmo para ocupar uma posição mais alta na carreira”, apontam as professoras Tatiana e Manoela. 

Leia também: Saiba como se preparar para cursar uma especialização ou MBA 

PUCRS oferece diversos cursos de pós-graduação na área da saúde 

Profissionais da área da saúde que buscam qualificar a carreira encontram na PUCRS opções em para diferentes especialidades. Com um corpo docente qualificado, em que a maioria dos professores atua no mercado de trabalho, compartilhando com os estudantes tendências e exemplos práticos do cotidiano, há cursos com início em agosto de 2021. 

Antecipando a inscrição, você garante 20% de desconto na matrícula antecipada (exceto para cursos de Odontologia) e começa a pagar as parcelas somente no segundo semestre.

Conheça os cursos na área com inscrições abertas e inscreva-se

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias