26/09/2018 - 18h42

Alunos da Escola de Direito conquistam bicampeonato de mediação

Estudantes e diplomados participaram da Competição Regional Sul de Mediação Empresarial

Competição Regional Sul de Mediação Empresarial

Estudantes e alumni (diplomados) da Escola de Direito da PUCRS conquistaram, no dia 22 de setembro, o bicampeonato da Competição Regional Sul de Mediação Empresarial, além de premiações individuais. O objetivo do concurso é estimular o estudo da mediação pelas faculdades e universidades, assim como instigar o debate desses temas na comunidade profissional. Participaram do evento equipes da PUCRS, UFRGS, UniRitter, Unisinos e Fadergs. As rodadas orais ocorreram no último final de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, no campus Porto Alegre da Unisinos.

A etapa Regional Sul foi organizada pela Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e pela Escola Superior da Advocacia da OAB/RS, em parceria com a Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (Camarb). O evento serviu como preparação para a Competição Brasileira de Mediação Empresarial, que acontece em outubro, em São Paulo. Os representantes da Universidade já haviam garantido o título no ano passado. Na edição de 2018, além do troféu de melhor equipe, os alunos Ana Zanatta, Álvaro Campos, Victor Sanseverino e João Pedro Dahlem conquistaram reconhecimentos individuais.

Dinâmicas de equipe

A equipe é formada por sete integrantes, incluindo alunos e alumni. A interação entre universitários e profissionais é intencional, para que os mais experientes orientem os iniciantes. Os competidores fazem parte dos grupos de estudo de mediação e arbitragem da PUCRS, e estão em preparação desde julho, visando atingir resultados positivos no campeonato nacional.

Durante as atividades são apresentados três painéis de simulação de conflito – cada um composto por três times de instituições diferentes, representando as partes e os mediadores. A proposta é resolver os casos pré-estabelecidos da melhor forma possível. Diversas habilidades são avaliadas no processo, com pontuações específicas. Ao final do evento, o grupo que acumular a maior soma de pontos será classificado campeão.

Experiência para trajetória profissional

De acordo com a professora Gabriela Wallau Rodrigues, orientadora da equipe universitária, assistir ao desempenho dos alunos é sempre recompensador. “Naquele momento eles estão entregando um trabalho de muito tempo, com grande preparo e esforço”, conta. As competições permitem aos participantes testar conhecimentos e práticas jurídicas que serão necessárias no decorrer da trajetória profissional. “É um exercício muito dinâmico. Eles estudam, analisam as possibilidades dentro do tema selecionado e montam uma estratégia”, completa. Interessados em participar dos grupos de estudo podem obter mais informações junto à Secretaria da Escola de Direito, no 8º andar do prédio 11 do Campus.