11/09/2018 - 17h50

Alunas de Iniciação Científica conquistam prêmio nacional de Comunicação

Estudantes de Relações Públicas venceram o Prêmio Vera Giangrande, durante o 41º Intercom

intercom,iniciação científica,prêmio vera giangrande

Tatiana, Fernanda, Glória e a orientadora Cleusa / Foto: Divulgação

Três bolsistas de Iniciação Científica da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos conquistaram o Prêmio Vera Giangrande, durante o 41º Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ocorrido em Joinville (SC), de 2 a 8 de setembro. As estudantes de Relações Públicas Fernanda Moraes, 26 anos, Tatiana Hunsche, 21, e Glória Jungkenn, 20, apresentaram o trabalho intitulado As ouvidorias virtuais (re) significadas em organizações brasileiras: as interações no Facebook, sob a orientação da professora Cleusa Scroferneker. A premiação foi entregue no dia 7 de setembro, no Hotel Bourbon, na cidade catarinense.

O projeto foi apresentado originalmente em setembro de 2017, em Curitiba (PR), na 40ª edição do Intercom, com outros 2 mil trabalhos. A partir dali, os coordenadores de grupos temáticos selecionaram 66 destaques. Desses, restaram apenas nove (3 teses, 3 dissertações e 3 TCCs/trabalhos de Iniciação Científica), que retornaram este ano para concorrer à premiação máxima. A conquista, de acordo com a orientadora, “reforça a importância de a Iniciação Cientifica ocupar espaço nas atividades acadêmicas, bem como a necessidade de interlocução entre a Graduação e a Pós-Graduação por meio da pesquisa”, ressalta Cleusa. Ela enfatiza a importância de os alunos aproveitarem essa oportunidade, pois todos os projetos de investigação estão vinculados a um professor pesquisador.

Iniciação Científica, “uma experiência incrível”

Fernanda, diplomada em Direito pela PUCRS e acadêmica do 8º semestre de Relações Públicas, é bolsista (BPA/PUCRS) desde 2015. Na Famecos, atuou nos antigos Espaço Experiência e Núcleo de Eventos e Relacionamento (atualmente transformados em laboratórios). Depois, esteve vinculada a um projeto de pós-doutorado da professora Cleusa e, no final de 2016, iniciou as pesquisas no campo das ouvidorias virtuais, tema do trabalho vencedor. Sobre a Iniciação Científica (IC), revela ser “uma experiência incrível, que todo o aluno de Graduação merece viver. Participar da IC fez com que eu me tornasse mais questionadora. Tive contato com as atividades da Pós-Graduação e consegui aprofundar conhecimentos sobre Comunicação. Acredito que toda essa trajetória impactará positivamente no meu caminho profissional”, avalia a estudante.

Sobre a premiação nacional, descreve a sensação do reconhecimento como algo “incrível”. “Até agora não percebi a dimensão disso tudo. Estou muito feliz e me sinto extremamente grata às minhas colegas de bolsa e, também, à nossa orientadora”, relata. Glória, que cursa o 6º semestre e teve bolsa CNPq/PUCRS até julho de 2017, afirma que “receber esse prêmio é muito valioso, pois mostra o resultado do estudo e da dedicação. A felicidade é tremenda em saber que estamos contribuindo com a área e sendo reconhecidas por isso”, comemora. A emoção é partilhada por Tatiana, que obteve bolsa BPA/PUCRS até julho do ano passado, e também está no 6º semestre. “É uma sensação indescritível, mistura de emoção com amor pelas Relações Públicas. Realmente a Comunicação nos proporcionou um momento mágico, que jamais irá se apagar”, celebra a universitária.

Realização para a pesquisadora

A professora Cleusa, bolsista de produtividade PQ Nível 2, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta que “como pesquisadora, sinto-me realizada. Tenho extrema gratidão às bolsistas que abraçam e se evolvem em projetos como esse”. As alunas são unânimes ao recomendarem a IC. “Busquem a Coordenadoria de Iniciação Científica da Universidade, conversem com os professores, demonstrem interesse e se coloquem à disposição para viver essa experiência. Não cansem de insistir, porque o conhecimento é transformador”, incentiva Fernanda. Glória faz coro à sugestão: “envolva-se o máximo que puder e participe de eventos, palestras, grupos de pesquisa. Entenda seu lugar como pesquisador e aproveite todos os ensinamentos”, reforça.

Sobre o Prêmio

Salão de Iniciação Científica, Espaço Jovem CientistaO Prêmio Vera Giangrande é concedido a estudantes de graduação e recém-graduados em comunicação social que apresentam trabalhos no Intercom Júnior, evento que integra a programação do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A seleção dos vencedores ocorre em etapas. Primeiro, os coordenadores do evento escolhem os dois melhores trabalhos em cada divisão temática. Em seguida, a diretoria da Intercom os submete à apreciação de um júri formado por professores especializados em cada área e oriundos de todas as regiões do país. A avaliação considera a contribuição ao ramo de estudo, o embasamento bibliográfico, o formato de apresentação e o conteúdo do trabalho.

Salão de IC e Espaço Jovem Cientista

Bolsistas de iniciação científica de todo o Brasil participarão do 19º Salão de Iniciação Científica da PUCRS (SIC). A ideia do evento é promover o intercâmbio de conhecimento e dos resultados de pesquisas, além de divulgá-las no âmbito da Graduação. A programação, que inclui o Espaço Jovem Cientista, se desenvolve de 2 a 5 de outubro, e as inscrições já estão encerradas. Haverá oficinas de diversos temas para os bolsistas inscritos no evento. As apresentações dos trabalhos são abertas ao público, de acordo com a capacidade das salas, e acontecem no prédio 40 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A indicação sobre as salas pode ser obtida na semana do evento, junto à recepção no andar térreo.

Saiba mais sobre a Iniciação Científica na PUCRS.