20/01/2022 - 14h42

5 livros para estimular o desenvolvimento pessoal

Loraine Muller, professora da Escola de Negócios, dá sugestões de leituras

leitura, livro

Foto: Nicole Wolf/Unsplash

O desenvolvimento pessoal está relacionado à construção do conhecimento e de habilidades. Uma atividade constante, a área engloba questões como autoconhecimento, bem-estar, autorrealização e relações sociais. 

Para auxiliar quem deseja praticar o desenvolvimento pessoal por meio da leitura, a professora Loraine Muller, docente da Escola de Negócios da PUCRS, sugere cinco livros. Confira:  

1. Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl

Compreender o seu propósito faz parte da jornada para que você possa encontrar suas “intenções nesta vida, entender e descobrir qual o seu legado”. Viktor Emil Frankl (1905 – 1997), reconhecido como um dos maiores psiquiatras da história, foi o criador do método terapêutico baseado na busca pelo sentido da vida. No livro, o fundador da logoterapia demonstra sua própria experiência em buscar o sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia. Vale cada página! 

2. Business Model You: o Modelo de Negócios Pessoal, de Tim Clark

Refletiu sobre o seu propósito e quer validá-lo? Vale ler e preencher o seu canvas pessoal, uma ferramenta quase mágica para organizar os pensamentos sobre você. Em uma pegada mais contemporânea, o livro auxilia no entendimento de como você agrega valor e reforçar o seu propósito. Há também uma versão “empresarial”, o Business Model, extremamente útil para o desenvolvimento do seu negócio.  

3. Como tomar a vida nas próprias mãos, de GudrunBurkhard 

Esse é um livro fantástico para o autodesenvolvimento. Escrito pela médica antroposófica alemã Gudrun Burkhard, é uma obra profunda e excelente, com um embasamento teórico-prático. 

4. Biografias da ativista Malala Yousafzai e de Michelle Obama

As biografias, principalmente as autorizadas, são leituras que nos conectam a diferentes realidades e nos “contam” como pessoas reais vivem, aprendem e inovam. Entre biografias incríveis está a da ativista Malala Yousafzai, Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã, escrita pela ativista e pela jornalista Christina Lamb. Outra biografia que também vale a leitura é o livro Minha História, em que a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama conta sua trajetória. Ambas as obras demonstram como foco pessoal, valores sólidos, famílias unidas e apoio parental fazem diferença na construção de quem seremos. 

5. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, de Marshall Rosenberg

Esse é um livro para quem gosta de clássicos. Apresenta o conceito e os fundamentos da comunicação não-violenta. Se você quiser se aprofundar no tema, o livro Vivendo a Comunicação não-violenta, também de Marsahall Rosenberg, traz exemplos e exercícios para transformar nossas falas em verdadeiras pontes de conexão entre as pessoas. 

Sobre a professora 

Loraine Muller é docente da Escola de Negócios da PUCRS e coordenadora do MBA em Gestão de Equipe e Liderança. É mestre em Administração com formação internacional em Coaching Executivo Organizacional Base Ontológica. Possui formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança. Atuou em organizações como Grupo Gerdau, SEBRAE e junto à ONU. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias