Linhas e estruturas de pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Cognição Humana
Nome Descrição
Processos Cognitivos Básicos e Aplicados Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo básico e aplicado da cognição humana. A principal teoria de apoio é a Psicologia Cognitiva amparada pelos pressupostos do método experimental.
Psicobiologia, Neuropsicologia e Comportamento Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo da relação entre mecanismos psicobiológicos e neurocognitivos relacionados ao comportamento.
Psicologia Clínica
Nome Descrição
Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica A linha de pesquisa Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica reúne seis grupos de pesquisadores que investigam, ao longo do ciclo vital, processos de avaliação e tratamento psicológico, através de teorização psicanalítica e cognitivo-comportamental, utilizando-se de delineamentos quantitativos, qualitativos e mistos; outra área de interesse é a construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológico.
Psicologia Social
Nome Descrição
Processos Psicossociais: Identidades, práticas e contextos Os grupos de pesquisa desta linha têm por objetivos produzir pesquisas voltadas ao estudo de processos psicossociais, em uma perspectiva sócio-histórica. Para tanto, trabalham com temáticas relativas a marcadores identitários contemporâneos que articulam relações entre tempo, espaço e imaginário. Os focos de interesse estão nas diferentes possibilidades de expressão/significação da cultura na vida cotidiana associados à geração de perspectivas de compreensão e análise.
Psicologia Social da Saúde: sujeito, grupos, instituições Os grupos de pesquisa desta linha de pesquisa têm por objetivos o estudo e pesquisa voltados às dimensões psicossociais da saúde, aos processos e organizações grupais e às relações institucionais entre sujeitos, grupos e instituições visando compreender os processos de saúde/adoecimento em diferentes contextos sociais. As abordagens teórico-metodológicas baseiam-se em Psicologia Social Cognitiva, Epidemiologia Social e Sistêmicas Complexas, articuladas às diferentes perspectivas teóricas da Psicologia e outros campos de conhecimento.

ESTRUTURAS DE PESQUISA

Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos (LACIAA) ANA MARIA PANDOLFO FEOLI
Laboratório de Intervenções Cognitivas (LABICO) MARGARETH DA SILVA OLIVEIRA
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) CHRISTIAN HAAG KRISTENSEN
Centros de Pesquisa
Nome Coordenador
Não existe conteúdo cadastrado