Mestrado e doutorado: inscrições abertas para ingressar na melhor pós-graduação do Brasil

Universidade conta com vagas em 20 programas stricto sensu com inscrições até 2 de dezembro

18/10/2022 - 18h36
mestrado e doutorado

Foto: Bruno Todeschini

Interessados em iniciar uma pós-graduação stricto sensu já podem se inscrever para ingressar na PUCRS em 2023. A Universidade está com processo seletivo aberto para 20 programas de mestrado e doutorado em diferentes áreas, como Administração, Ciência da Computação, Economia, Medicina, Odontologia, História e Letras. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de dezembro.  

Com a melhor pós-graduação do Brasil, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a PUCRS possui o melhor conceito médio dos mestrados do País pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC). Os programas, reconhecidos nacional e internacionalmente, contam com professores de excelência e uma estrutura completa que valoriza e incentiva a pesquisa e o conhecimento científico.  

Conheça as opções de bolsas e crédito educativo  

Estudantes de mestrado e doutorado poderão concorrer a bolsas das agências de fomento, como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também da própria Universidade, por meio do Programa Institucional para Incentivo à Pós-Graduação Stricto Sensu (PRO-Stricto). Para saber mais, acesse o site pucrs.br/estudenapucrs/informacoes-financeiras. Verifique disponibilidade de bolsas, regras e requisitos junto à Secretaria de cada Programa de Pós-Graduação. 

Outra facilidade oferecida pela Universidade para cursar mestrado ou doutorado é o Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc). Com essa possibilidade, o estudante recebe um auxílio de 50% do valor das mensalidades, reembolsadas pelo aluno após o término do curso, pelo mesmo período de utilização. Mais informações sobre o Credpuc podem ser obtidas junto ao Setor Financeiro Acadêmico da Universidade pelo telefone (51) 3320-3588 ou pelo e-mail [email protected] 

Confira os editais dos programas de mestrado e doutorado com inscrições abertas 

Administração

30 vagas, distribuídas em 20 de mestrado e 10 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Administração. 

Biologia Celular e Molecular

54 vagas, distribuídas em 27 de mestrado e 27 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. 

Ciência da Computação

60 vagas, distribuídas em 40 de mestrado e 20 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. 

Ciências Criminais

40 vagas, distribuídas em 32 de mestrado e 8 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais. 

Ciências Sociais

13 vagas, distribuídas em 9 de mestrado e 4 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 

Comunicação Social

40 vagas, distribuídas em 25 de mestrado e 15 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. 

Direito

35 vagas, distribuídas em 25 de mestrado e 10 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Direito. 

Ecologia e Evolução da Biodiversidade

40 vagas, distribuídas em 20 de mestrado e 20 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade. 

Educação

42 vagas, distribuídas em 21 de mestrado e 21 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Economia do Desenvolvimento

40 vagas, distribuídas em 25 de mestrado e 15 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento. 

Engenharia e Tecnologia de Materiais

30 vagas, distribuídas em 20 de mestrado e 10 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais. 

Filosofia

35 vagas, distribuídas em 18 de mestrado e 17 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. 

Gerontologia Biomédica

50 vagas, distribuídas em 30 de mestrado e 20 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica. 

História

24 vagas, distribuídas em 12 de mestrado e 12 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em História. 

Letras

47 vagas, distribuídas em 28 de mestrado e 19 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Letras. 

Medicina e Ciências da Saúde

55 vagas, distribuídas em 33 de mestrado e 22 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde. 

Odontologia

72 vagas, distribuídas em 36 de mestrado e 36 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Odontologia. 

Pediatria e Saúde da Criança

40 vagas, distribuídas em 25 de mestrado e 15 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança. 

Psicologia

54 vagas, distribuídas em 35 de mestrado e 19 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. 

Teologia

26 vagas, distribuídas em 13 de mestrado e 13 de doutorado. Saiba mais no site do Programa de Pós-Graduação em Teologia. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas