Pesquisador britânico Joe Taylor ministra disciplina na pós-graduação

Convidado atua no UK Centre for Ecology and Hydrology e aborda a aplicação de dados moleculares em estudos de biodiversidade

15/06/2022 - 11h40

Os mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade (PPG-EEB) e Biologia Celular e Molecular (PPG-BCM) recebem nesta semana o professor Joe Taylor, pesquisador sênior do UK Centre for Ecology and Hydrology – centro de excelência em monitoramento ambiental do Reino Unido –, para a disciplina internacional remota DNA Metabarcoding for Biodiversity Studies. Taylor mantém uma consolidada parceria com a Universidade e já esteve na PUCRS em 2019 pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), onde ministrou a primeira edição da mesma disciplina. 

O pesquisador foi convidado pelo professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e coordenador do PPG-EEB Eduardo Eizirik, em conjunto com a professora Laura Utz, os quais conduzem diversos trabalhos em cooperação com o convidado britânico. A disciplina aborda aspectos conceituais e práticos da área de ecologia molecular, com foco específico em métodos para caracterizar e monitorar a biodiversidade (especialmente em ambientes aquáticos) utilizando a técnica de DNA metabarcoding a partir de amostras ambientais.  

Esta técnica consiste do sequenciamento em grande escala do DNA extraído de amostras ambientais, como água ou solo, o que permite detectar e monitorar a presença de milhares de espécies de organismos simultaneamente. O uso desta técnica em grande escala está revolucionando diversas áreas da ciência, incluindo desde levantamentos da biodiversidade em locais remotos até avaliações de impacto ambiental e controle de qualidade de água e alimentos. 

Além da disciplina, Taylor também ministrou a palestra aberta Applications of DNA metabarcoding to water quality monitoring. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas