Espaço de convivência para alunos da PUCRS é inaugurado no HSL

Escolas de Ciências da Saúde e da Vida e de Medicina oferecem ambiente de encontro e estudo

11/04/2022 - 17h46

Diretor-Geral do HSL, Leandro Firme, Decano da ECSV, Prof. Luciano Castro, e Decano da ESMED, Prof. Leonardo Pinto

Foi inaugurado nesta segunda-feira, no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), o Espaço de Convivência para Acadêmicos da Universidade. O ambiente será utilizado pelos alunos, estagiários e residentes das Escolas de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV ) e de Medicina (ESMED) que têm no hospital um ambiente de estudo e trabalho.

O ambiente, que já foi ocupado pela antiga biblioteca da faculdade de Medicina, servirá como ponto de encontro e apoio aos acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Nutrição e Psicologia da PUCRS. Com a reforma, os alunos poderão desfrutar de momentos de descompressão e ter um espaço próprio de estudo, alimentação e descanso dentro do HSL.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Decano da ECSV, Prof. Luciano Castro, do Decano da ESMED, Prof. Leonardo Pinto, do Diretor-Geral do HSL, Leandro Firme, gestores, professores e alunos.

“É um passo importantíssimo que estamos conseguindo dar no sentido de proporcionar aos nossos alunos, estagiários e residentes, um espaço minimamente qualificado e que atenda às suas necessidades. Ninguém mais do que vocês que trabalham aqui, na linha de frente da área da Saúde, precisam de um espaço de descompressão como esse. Um espaço de descanso, de estudo e de conversa”, avalia o Prof. Luciano Castro.

“O HSL busca combinar excelência nas áreas assistenciais e de ensino. E o ensino dos alunos requer, em primeiro lugar, a prática e experiência com o paciente. Além disso, o hospital pode proporcionar a convivência de professores médicos e alunos de diversos níveis e áreas: medicina, enfermagem, fisioterapia, biomedicina, farmácia, nutrição e psicologia. E essa convivência enriquece com a experiência e o aprendizado de todos os envolvidos. É importante disseminar a proposta de que o ensino pode ser sim um aliado na qualidade assistencial”, salienta o Prof. Leonardo Pinto.

“As Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS estão, em essência, nos corredores deste hospital. Esta é uma entrega de valor. Este é um espaço de troca, de conselhos, de amizade e de parceria. Onde todos poderão se conectar com aquilo que vivem diariamente na Universidade e com todas as experiências de medicina e de vida que se mostram aqui. Estamos felizes, pois é uma entrega que acompanha os movimentos que o HSL vem trilhando nos últimos anos, que, dentre várias ações estruturantes, busca cada vez mais estar conectado e voltado ao que é mais importante para nós: cuidar das pessoas”, destaca Leandro Firme.

Situado no terceiro andar do HSL, o espaço, localizado na sala 302.02, oferece mobiliários como mesas de estudos e reuniões, conta com uma pequena copa e com um ambiente pensado especialmente aos alunos.