Professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida participa de retrospectiva produzida pela CNN

20/12/2021 - 14h48

Foto: ECSV

O professor Luis Henrique Rolim, docente do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos, foi convidado para participar da mini-retrospectiva produzida pela CNN, que irá abordar temas relacionados a esporte, saúde, economia, tecnologia e meio ambiente, com exibição prevista para este mês no telejornal Prime Time.

Durante a entrevista, o professor falou sobre a retrospectiva do esporte em 2021 e as expectativas para a Copa do Mundo de futebol no Catar em 2022, visto que é referência quando o assunto é esportes no Catar. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade do Esporte de Colônia (Alemanha), professor Rolim morou no Catar durante 7 anos, onde atuou como diretor de pesquisa no Museu Olímpico e do Esporte; e também, é autor da tese “A Formação de uma Nação Olímpica no Golfo Pérsico: história sociocultural do esporte no Catar”, um estudo pioneiro sobre a apropriação e usos do esporte no país sede da próxima Copa do Mundo da FIFA.

Rolim destaca que os Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceram em 2021, foram únicos devido a não presença de público e marcaram muito no âmbito social-cultural, como por exemplo, atletas exigindo que o Comitê Olímpico Internacional revise suas regras com relação ao direito de protestar; atletas autodeclarando-se não binários e homossexuais; e o caso emblemático da ginasta norte-americana Simone Biles que levantou a bandeira da importância da saúde mental dos atletas. Segundo o professor, muito desses fatos, são reflexos de uma nova geração de atletas conectados às redes sociais que, dessa forma, expressam seus sentimentos e opiniões em um contato direto com a sociedade.

Além disso, Tóquio 2021 trouxe novas modalidades Olímpicas, como surf e skate. O sucesso dos brasileiros nessas modalidades oportunizou a quebra de estereótipos com relação aos praticantes e se consolidam cada vez mais como um espaço de iniciação esportiva e atuação da Educação Física.

Sobre a Copa do Mundo do Catar, o professor comenta que as diferenças culturais serão os principais aspectos desta Copa, pois além de ser um país árabe-muçulmano, o Catar fica localizado na Região do Golfo, historicamente um local estigmatizado por vários conflitos.

“Muitas críticas a respeito dos hábitos e cultura do país são esperadas, principalmente em relação ao consumo de bebidas alcoólicas em público, os direitos dos trabalhadores e a homossexualidade. Por outro lado, é uma oportunidade de o mundo conhecer o país na sua totalidade. Além disso, o fato de ser um país territorialmente pequeno, vai facilitar que o público possa assistir até três jogos no mesmo dia, por conta da proximidade das sedes onde acontecem os jogos”, acredita o professor.