Aluno do Programa de Pós-Graduação da PUCRS, tem artigo publicado em importante jornal científico internacional

08/12/2021 - 12h24

Imagem: Daniel Kantek

O estudante mexicano Gustavo Lorenzana, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, da PUCRS, teve um dos artigos derivados de sua tese de doutorado publicado no Journal of Genetics and Genomics, importante publicação científica internacional, que estuda as áreas da genética e da genômica.

O artigo apresentou a primeira análise de genomas completos de múltiplos indivíduos de onças-pintadas, e revelou níveis contrastantes de variabilidade em biomas diferentes.

De acordo com o estudo, um foco de preocupação, são os indivíduos da Mata Atlântica, que apresentaram evidências de perda de diversidade genômica, o que provavelmente se deve à redução e fragmentação deste bioma pela ação humana.

Os resultados do estudo servirão como base para aprimorar estratégias de conservação desta espécie.

Leia aqui o artigo na íntegra.