Professor do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, é titulado membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia

03/12/2021 - 14h30

Professor Rodrigo Flores Sartori
Imagem: arquivo pessoal

O professor Doutor Rodrigo Flores Sartori, docente do curso de Educação Física, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, da PUCRS, foi titulado membro da Sociedade de Brasileira de Neuropsicologia – SBNp.

A instituição atua no fomento à área das ciências cognitivas, por meio de desenvolvimento de pesquisas, promoção de eventos científicos e outras iniciativas de incremento à neuropsicologia, devido a sua perspectiva multidisciplinar, percebe-se a relação entre o comportamento motor e seu impacto na cognição humana.

A partir dessa titulação, o curso de Educação Física da PUCRS vincula-se a SBNp, contribuindo para o entendimento dos processos de aprendizagem dos indivíduos ao longo do ciclo da vida. Este vínculo se formaliza com a participação do professor Rodrigo Flores Sartori como membro do conselho da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Ainda no sentido interdisciplinar, a professora Doutora Rochele Paz Fonseca -presidente da SBNp-, e professora do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida,  tem um papel fundamental nestas ações, pois aproximou seu campo de interesse; a avaliação neuropsicológica, a neuropsicologia cognitiva e, sobretudo a avaliação de perfil neuropsicológico de populações especiais, com os aspectos das Neurociências e Comportamento Motor, que hoje é uma disciplina do curso de Educação Física.

Essa aproximação irá permitir que os estudantes do curso de Educação Física possam ter uma experiência acadêmica para compreender o papel fundamental das interações cognitivo/motoras para tentar explicar alguns comportamentos dos indivíduos nos seus contextos de aprendizagem.