Saiba como ter experiências internacionais no currículo com os cursos de mestrado e doutorado

PUCRS promove ações que ampliam possibilidades de internacionalização por meio da mobilidade virtual e de iniciativas no próprio Campus

08/06/2022 - 15h30
experiências internacionais

Foto: Pexels

Além de ser uma experiência enriquecedora, a vivência internacional é um diferencial para o currículo. Ter a possibilidade de cursar uma parte da formação em outro país ou mesmo aprender com professores internacionais sem precisar se deslocar é uma oportunidade única para ampliar conhecimento, agregando valor tanto para a trajetória pessoal quanto acadêmica. Nos cursos de mestrado e doutorado da PUCRS, essa é uma realidade para alunos e alunas. 

pós-graduação stricto sensu da Universidade, que está com inscrições abertas para cursos em diversas áreas, promove ações de internacionalização que incluem a mobilidade de estudantes ao exterior, assim como atividades no próprio Campus, tornando essa experiência acessível para um maior número de estudantes. 

Mobilidade: explorando novos territórios 

A mobilidade consiste na viagem de estudantes para outros países, a fim de cursar um período do curso em alguma das instituições parceiras da PUCRS, em mais de 30 países. Especificamente, para o curso de doutorado há programas que promovem esse tipo de experiência. Os editais são divulgados no site do PUCRS-PrInt e nos canais da PUCRS. 

Em cursos de doutorado, o período no exterior pode incluir a obtenção de diploma em regime de cotutela com dupla titulação. Nesse caso, o estudante desenvolve seu projeto de pesquisa nas duas instituições e conclui o curso com duas titulações: uma da PUCRS e outra da instituição estrangeira. 

Um Campus internacional  

Não é preciso deixar o País para internacionalizar o currículo. O Campus da PUCRS oferece diversas possibilidades para isso, como o desenvolvimento de projetos de pesquisa em temas globais que resultam em publicações com parceiros e em periódicos internacionais. 

Os currículos dos programas de pós-graduação ainda incluem, semestralmente, disciplinas em língua estrangeira ministradas por professores da Universidade e de renomadas instituições internacionais que realizam atividades na PUCRS. Além de difundir o conhecimento, essa integração incentiva a participação de estudantes em projetos com inserção internacional e desenvolvem competências diferenciadas para o futuro profissional. 

Comece sua pós-graduação ainda em 2022

A PUCRS está com processos seletivos abertos para 13 cursos de mestrado e doutorado para ingresso ainda em 2022. Há opções em diferentes áreas, como Saúde, Administração, Ciência da Computação e Psicologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho. 

Com a melhor pós-graduação do Brasil, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o melhor conceito médio dos mestrados do País pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC), a Universidade conta com programas reconhecidos nacional e internacionalmente, com professores de excelência e uma estrutura completa que valoriza e incentiva a pesquisa e o conhecimento científico.

Conheça os cursos e inscreva-se até 30 de junho

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas