GAAPCC comemora 20 anos com 4ª Jornada de Terapia Cognitiva-Comportamental

Evento está com inscrições abertas e acontece nos dias 7 e 8 de maio, pela plataforma Zoom 

05/05/2021 - 14h21
4ª Jornada de Terapia Cognitiva-Comportamental será realizada pela plataforma Zoom

Grupo já validou inúmeros instrumentos de avaliação clínica e testou diversos protocolos de tratamentos / Foto: Pixabay

As duas décadas de história do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (GAAPCC) serão comemoradas com uma programação especial. Marcada para os dias 7 e 8 de maio, 4ª Jornada de Terapia Cognitiva-Comportamental de Segunda e Terceira Geração será online e reunirá especialistas conceituados, nacionais e internacionais,  para abordar atualizações científicas da área da psicologia.  

A abertura do evento será realizada pela professora, pesquisadora e coordenadora do GAAPCC, Margareth da Silva Oliveira“O evento será uma forma de brindar a população acadêmica com a inovação nos modelos de tratamento psicológicos baseados em evidência, além da oportunidade de conhecerem pesquisadores de renome, que contribuem para a psicologia clínica atual”, afirma.  

Sob a coordenação de Margareth, o grupo foi criado em março de 2001, com o objetivo de promover estudos com qualidade cientifica, referente a duas linhas de pesquisa. A primeira delas é realizada através da PROTRATA, que desenvolve estudos de intervenção terapêutica, abrangendo a efetividade da psicoterapia breve e de técnicas psicoterápicas. Já a PROINSTRU se trata de estudos sobre o desenvolvimento de normas, padronização e validação de inventários, escalas e instrumentos neuropsicológicos e psicopatológicos. De acordo com Margareth, na época, o cenário apontava novos modelos de tratamento pertinentes para estudo e adaptação.  

Margareth da Silva Oliveira é criadora e coordenadora do do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Professora Margareth da Silva Oliveira é criadora e coordenadora do GAAPCC / Foto: arquivo pessoal

“Foi assim que tudo começou: meu doutorado foi com uma população de alcoolistas, no qual fiz um estudo de efetividade do modelo da Entrevista Motivacional e componentes do Modelo Transteórico de motivação para mudança. Até hoje, esse é o modelo mais recomendado para o tratamento das adições, e inauguramos dessa forma a linha PROTRATA. Todos os instrumentos que vinham juntos com o protocolo de pesquisa e seus correlatos, precisavam do processo de tradução e adaptação para a nossa realidade e assim criamos a linha PROINSTRU.” 

Referência internacional em pesquisas sobre métodos diagnósticos, efeito e efetividade das terapias cognitivo-comportamentais, o GAAPCC já validou para população brasileira inúmeros instrumentos de avaliação clínica e testou diversos protocolos de tratamentos, viabilizando a oferta de métodos de trabalho comprovadas cientificamente. Além disso, as pesquisas realizadas pelo grupo possuem parcerias internacionais em estudos interculturais.  

Raquel de Melo Boffdoutora em Psicologia pela PUCRS e aluna do grupo desde 2010conta que foi no GAAPCC onde aprofundou seus conhecimentos em pesquisa, o que garantiu que tantas outras oportunidades aparecessem em sua carreira. “O sucesso do grupo advém de muito trabalho em equipe em um clima de cooperação e não competição, e a grande responsável por isso é a Marga. Ela tem a incrível habilidade de agregar pessoas por meio do afeto e do seu amor pela ciência. Somos incentivados a cooperar uns com os outros e acho que esse é o segredo de tanto reconhecimento”, destaca.  

Atuação ativa durante a pandemia 

A produção do grupo continua ativa durante a pandemia de coronavírusNo primeiro semestre de 2020, o GAAPCC participou da ForçaTarefa PsiCOVIDa, uma ação de alcance internacional, que reuniu pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Psicologia da PUCRS e da PUC-Campinas com o objetivo de ajudar as pessoas a lidarem com desconforto emocional causado por esse contexto. 

Segundo Margareth, foram desenvolvidos diversos estudos e cartilhas no período da força-tarefa, com destaque para as que tratam sobre as armadilhas da mente em tempos de pandemia (que foi publicada em formato de e-book pela Editora Sefarade para as apresentam informações sobre como a psicologia pode ajudar em tempos de crise: focada em profissionais da psicologia e direcionada à comunidade em geral, as três com versões em português, inglês e espanhol.  

Além disso, a professora também participa da equipe brasileira de coordenação da pesquisa Compaixão, conexão social e resiliência perante o trauma durante a Pandemia COVID-19: um estudo multicêntrico. Liderado por pesquisadores de 19 países, o estudo investigou o impacto da pandemia em questões como compaixão, regulação emocional, sentimentos de segurança social, isolamento, estresse traumático, entre outros.   

Prêmios e reconhecimentos 

A alta qualidade e o extenso volume de produção também renderam ao GAAPCC prêmios e reconhecimentos. Entre os mais recentes, estão o Prêmio Bernard Range 2021, dado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) ao orientando de doutorado Milton Cazassa; o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017, recebido pela Profa. Dra. Margareth da Silva Oliveira, na modalidade Pesquisador Destaque, na área de Educação e Psicologia; e o Prêmio Capes Teses 2018, recebido pela orientanda de doutorado Raquel de Melo Boff, com a tese Efeito de uma intervenção interdisciplinar baseada no modelo transteórico de mudança de comportamento em adolescentes com sobrepeso ou obesidade.  

Confira todas as cartilhas

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas