Mestranda da PUCRS lança livro sobre sua experiência com pacientes internados por Covid-19

Leticya Melo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da PUCRS

27/04/2021 - 13h00

Letycia escreveu o livro após conviver, durante o mestrado, com pacientes internados por Covid-19.
Foto: acervo pessoal

Como conscientizar pessoas além dos números? Esse foi um dos questionamentos que levaram a mestranda em Biologia Celular e Molecular pela PUCRS, Leticya Simone Melo dos Santos, a compilar relatos de sua experiência ao lado dos pacientes internados com coronavírus no livro Covid-19: O que os olhos não veem.

A pesquisadora estuda sobre o coronavírus, tentando caracterizar as células do sistema imunológico dos infectados e testando um protocolo de tratamento com óxido nítrico, um gás que já é utilizado para tratar alguns problemas pulmonares e que o Food and Drug Administration (FDA – órgão semelhante à Anvisa dos Estados Unidos) também liberou seu uso emergencial durante a pandemia. Apesar de não estar na linha de frente do combate à pandemia, os três meses de convivência com os pacientes em internação serviram de inspiração para criar o livro.

Inicialmente, a estudante escreveu seus relatos em forma de diário, para desabafar. Como ela conta, sempre gostou de escrever, mas nunca tinha achado algo que a tocasse ao ponto de querer compartilhar com outras pessoas. A pandemia foi o que motivou esse compartilhamento: ela gostaria de fazer com que quem não vivencia a pandemia de perto diariamente – como profissionais da saúde e pesquisadores – conhecessem melhor essa realidade.

A mestranda também escreve para que familiares dos pacientes, que não podem acompanhá-los de perto, se sintam consolados: “Se eles pudessem ler, pensei que poderiam ver que os profissionais de saúde, na sua maioria, se importam e fazem o máximo que podem para cuidar e auxiliar no que for preciso. Senti que esse era também o meu papel no hospital, além da pesquisa”, conta Leticya.

O livro Covid-19: O que os olhos não veem está disponível para venda na versão e-book pela Amazon e, em breve, será possível adquirir o exemplar físico pelo mesmo site.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas