Centro de Extensão Vila Fátima é um dos pontos de vacinação em Porto Alegre

Idosos e profissionais de saúde atendidos no local receberão a primeira dose já nesta semana, de quarta a sexta-feira

03/03/2021 - 17h15
Estudantes da Escola de Ciências da Saúde e da Vida participam de treinamento para integrar a campanha de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Enfermagem, Vacina, Coronavírus

Foto: Bruno Todeschini

A partir de hoje, 3 de março, o Centro de Extensão Universitária Vila Fátima (CEUVF) passa a ser um dos pontos de vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre, seguindo as datas e horários previstos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O local é um espaço em que a Universidade tem a possibilidade de interagir e transformar realidades na comunidade em que seu Campus está inserido. Neste local, profissionais e estudantes da PUCRS levam aos moradores serviços de qualidade acadêmica nas áreas de educação, direito, assistência à saúde e assistência e desenvolvimento social 

Desde o início de fevereiro estudantes da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e profissionais da saúde do CEUVF já estão atuando em parceria com as equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) na campanha de imunização contra a Covid-19.  

Leia também: Estudantes da PUCRS atuam na campanha de vacinação contra Covid-19 

Cronograma de vacinação 

Atualmente, duas vacinas contra o coronavírus estão sendo aplicadas na população

Foto: Bruno Todeschini

Ao longo da semana o local recebeu 150 unidades para a aplicação da primeira dose da vacina tanto em idosos (de acordo com a escala de idade do município de Porto Alegre) e profissionais ativos de saúde com comprovação. A operação acontecerá de quarta a sexta-feira, das 8h às 17h, seguindo o seguinte cronograma e faixas etárias:  

  • 3/3 (quarta-feira): idosos a partir de 80 anos 
  • 4/3 (quinta-feira): idosos a partir de 80 anos 
  • 5/3 (sexta-feira): idosos a partir de 79 anos 

A professora Andrea Bandeira, responsável pela Coordenadoria Ensino-Serviço na Saúde (DAA-Prograd), destaca a importância de o CEUVF estar presente na campanha de vacinação. “Desse modo estamos integrados à rede de atenção à saúde, ampliando o atendimento à população, fortalecendo nossas ações e oportunizando grande aprendizado para os nossos estudantes. Integrar este momento tão importante da vacinação contra a Covid-19 é um reconhecimento e uma valorização dessa equipe que atua há 40 anos na comunidade e que sempre preza pela atenção à saúde de qualidade e pela segurança dos pacientes”, afirma.

Bandeira complementa que o CEUVF estará sempre à disposição da Gerência Distrital e da SMS para as parcerias necessárias à consolidação do SUS e o fortalecimento da Atenção Primária. O CEUVF está localizado na Rua 14, nº 227 P. 90, na Vila Nossa Senhora de Fátima/Mato Sampaio. Informações sobre o atendimento no local estão disponíveis no telefone (51) 3320.-3536 ou pelo e-mail [email protected].

Integrando uma operação humanitária 

O Hospital São Lucas (HSL) foi pioneiro no Estado para os testes de eficácia da vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan – e aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Junto a outros 15 centros de pesquisa do País, a atuação de nossos profissionais e nossa estrutura foi fundamental para a aprovação e início da vacinação em todo o território nacional. 

Leia também: Hospital São Lucas inicia vacinação contra o coronavírus

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas