Curso inédito incentiva busca por soluções inovadoras na área da saúde

Primeira edição da especialização em Inovação e Tecnologia em Saúde está com inscrições abertas

10/02/2021 - 16h12
Pós pediatria, IPB, pesquisa, laboratório, microscópio

Foto: Bruno Todeschini

Quando se pensa na área da saúde, fica cada vez mais evidente a importância e a necessidade de soluções inovadoras e rápidas para resolver as demandas que surgem. Aliar tecnologia e ciências da saúde e da vida mostra-se fundamental e, por isso, profissionais com essas habilidades acabam se destacando no mercado. 

Conforme os coordenadores da especialização em Inovação e Tecnologia em Saúde, professores Rafael Reimann Baptista e Cristina Moreira Nunes, esses três temas se relacionam na medida em que visam contribuir para a ampliação de conhecimentos, qualificando profissionais para a criação de soluções inovadoras e para o desenvolvimento de pesquisas relevantes para a sociedade. O curso, que é inédito, tem início previsto para agosto. As inscrições estão abertas no site do Educon. 

Aulas terão abordagem contemporânea e prática 

Baptista e Cristina contam que, a partir de uma abordagem contemporânea e prática, com conteúdos alinhados às necessidades do mercado, a qualificação dos alunos se dará pela utilização de ferramentas computacionais para solução dos problemas. O curso ainda irá debater assuntos relacionados a ciência de dados e inteligência artificial aplicados à saúde. 

“Inovação e Tecnologia em Saúde é uma especialização com visão interdisciplinar, que valoriza o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências empreendedoras a partir da relação entre as Escolas de Ciências da Saúde e da Vida e Politécnica da PUCRS”, destacam os professores. 

Parceria com BioHub e InovaPUCRS qualifica experiência durante a pós-graduação 

Curso inédito incentiva busca por soluções inovadoras na área da saúde

Foto: Pexels

A fim de possibilitar que os estudantes ampliem conhecimentos em inovação e tecnologia em saúde, estando aptos a criar soluções inovadoras e desenvolvendo competências, habilidades e atitudes no que se refere à prática interprofissional e empreendedora, o curso conta com duas importantes parcerias: o BioHub e a InovaPUCRS. 

O BioHub é uma iniciativa da PUCRS que, através do Parque Científico e Tecnológico – Tecnopuc, do Instituto do Cérebro (InsCer), do Hospital São Lucas (HSL) e das Escolas da Universidade, atua em um conjunto de ações sincronizadas entre as áreas com o objetivo de promover a inovação, conectando talentos e conhecimentos para gerar negócios inovadores em ciências da vida. Ele contempla mais de 90 laboratórios e mais de 100 grupos de pesquisa, além de inúmeros institutos e centros de pesquisas, sendo de uma base consistente para gerar conhecimento com potencial de se transformar em negócios.  

Já a Rede InovaPUCRS congrega o conjunto de atores, ações e mecanismos relativos ao processo de inovação e empreendedorismo da PUCRS, articulando todos os envolvidos no ensino, pesquisa e extensão. 

Inovação, tecnologia e o futuro da saúde 

Segundo os coordenadores da pós-graduação em Inovação e Tecnologia em Saúde, é importante que profissionais da área tenham conhecimento sobre esses assuntos para que se mantenham atualizados. Nesse sentido, ao final do curso os profissionais serão capazes de desenvolver e aprimorar tecnologias para a saúde, bem como práticas colaborativas e empreendedoras. “A especialização ainda é uma ótima oportunidade de networking para os estudantes, que também poderão se inserir em atividades de diversas áreas do conhecimento dentro da Universidade”, concluem. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas