5 produções realizadas no Tecna para assistir nas férias

Centro de Produção Audiovisual da PUCRS já foi cenário de séries, filmes e clipes musicais

14/01/2021 - 10h43
Cena do filme Aos olhos de Ernesto, uma das produções do Tecna

Filme Aos olhos de Ernesto foi premiado na 43ª Mostra Internacional de São Paulo e no Festival de Cine de Punta del Este / Foto: YouTube/Reprodução

Assistir a filmes e séries sempre foi uma boa opção de lazer para as férias. Nesse contexto de pandemia, em que o mais indicado é mesmo ficar em casa, a atividade tem ganhado ainda mais adeptos. Para quem já está esgotou a lista de itens para “assistir a seguir” ou fica horas escolhendo o que vai ver, o Tecna – Centro de Produção Audiovisual da PUCRS indica cinco produções realizadas em seus estúdios. As sugestões vão de série a clipe musical. Confira:

1. Clipes do Daniel Drexler: os quatro videoclipes do novo álbum AIRE, do músico uruguaio Daniel Drexler, lançado em novembro de 2020, foram gravados nos estúdios do Tecna e disponibilizados no decorrer do ano no canal do YouTube do artista. Os clipes são das músicas ¿Por qué la infancia es tan corta?Cruz del SurSalvando la Distancia La Letra del Alma.

Direção de Rene Goya Filho, Estação Filmes

Brasil, Mapa Produ(c)tora, 2020

Confira todos os clipes no canal do músico no YouTube.

Leia mais: Músico Daniel Drexler grava clipes no Tecna

2. Sagrados & Profanos: a série documental estreou no mês de setembro de 2020, com gravações realizadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, incluindo estúdios do Tecna entre suas locações. O trabalho demonstra como diferentes manifestações artísticas influenciaram as criações de estilistas do Brasil e do mundo: expressionismo, impressionismo, cubismo, art nouveau e pop art.

Direção de Pedro Zimmermann, Okna Produções. Brasil, 8 episódios x 24 minutos, 2020

Episódios transmitidos na FashionTV Brasil (canal 551 NET, 84 Sky e 634 Vivo)

3. Sementes: mulheres pretas no poder: o documentário conta a história de mulheres negras que disputaram as eleições de 2018, numa espécie de resposta à execução de Marielle Franco (vereadora assassinada em março daquele mesmo ano durante o exercício do mandato), para garantir a continuidade ao seu trabalho em prol da justiça social e dos direitos humanos. O filme recebeu o Prêmio Tecna ao vencer o concurso interativo do Gramado Film Market que escolheu o Melhor Documentário Brasileiro exibido em TVs aberta e paga, VoD, streaming e/ou internet em 2020. Tanto a indicação dos títulos para a votação quanto o voto ocorreram de forma interativa pela internet com o público participante do Festival de Cinema de Gramado.

Direção de Éthel Oliveira e Júlia Mariano

Brasil, 105 minutos, 2020

4. Aos olhos de Ernesto: o filme conta a história de um velho fotógrafo uruguaio que está ficando cego e tenta conviver com as limitações da velhice mas descobre que a vida e o amor são possíveis, também, aos 78 anos. Vencedor do Prêmio da Crítica na categoria Melhor Filme Brasileiro da 43ª Mostra Internacional de São Paulo e Prêmio do Público no Festival de Cine de Punta del Este.

Direção de Ana Luiza Azevedo, Casa de Cinema de Porto Alegre

Brasil, 122 minutos, 2020

Disponível nas plataformas digitais NOW, Vivo Play e Oi Play e no YouTube

5. A Bênção: a série estreou em setembro em uma produção original do Canal Brasil e realização da Coelho Voador, Ausgang e Anti Filmes. Ambientada em Porto Alegre e mesclando fantasia e suspense, trata de uma invenção química que, ao que tudo indica, pode se tornar mais próxima de uma maldição.

Criação de Frederico Ruas e Leo Garcia, com direção de Davi de Oliveira Pinheiro e Emiliano Cunha

Brasil, 8 episódios x 52 minutos, 1ª Temporada, 2020

Transmitida no Canal Brasil e disponível no GloboPlay

Ficou com vontade de atuar nos bastidores das produções do Tecna?

A especialização em Práticas Audiovisuais: Entretenimento e Conteúdo, promovida pela Escola de Comunicação, Artes e Desing – Famecos da PUCRS, está com inscrições abertas. Voltado para profissionais de diversas áreas, o curso possibilita conhecer e aplicar técnicas criativas para produzir vídeos de entretenimento e informação. Durante a pós-graduação, os estudantes têm a oportunidade de ter contato com a estrutura do Tecna, ampliando o conhecimento dos novos formatos de conteúdo e compartilhamento digitais e desenvolvendo um repertório com diversas técnicas em vídeo.