PUCRS vai disponibilizar ultrafreezers para armazenamento de vacinas contra a Covid-19

Universidade está trabalhando na apuração da quantidade de equipamentos e espaço disponíveis

22/12/2020 - 09h19
PUCRS vai disponibilizar ultrafreezers para armazenamento de vacinas contra a Covid-19

Foto: Marco Favero/Agência RBS

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq) da PUCRS está realizando um levantamento da quantidade e das condições dos ultrafreezers existentes na Universidade que estão aptos para armazenar, a -80°C, vacinas contra o coronavírus. A logística, o acesso e estratégias de imunização eficazes e seguras estão sendo amplamente debatidas por autoridades de Saúde das esferas municipal, estadual e federal, que já contataram a instituição.  

Segundo a diretora de Pesquisa, Fernanda Morrone, nas próximas semanas a Propesq deve concluir o levantamento e sinalizar às autoridades e entidades de Saúde detalhes sobre a participação da PUCRS nos processos. Queremos continuar colaborando com essa etapa da vacinação, tão importante para o combate da Covid-19. Desde o início da pandemia nossos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento têm se empenhado e estão comprometidos com a busca de respostas para diminuir o impacto da doença na sociedade”, ressalta.  

Até o momento foram mapeados equipamentos com capacidades de 333L e 370 Litros. A PUCRS também se une à UFRGS e Unisinos, via Aliança para a Inovação, para em conjunto disponibilizar mais equipamentos. 

Leia também: Pesquisa da PUCRS com Universidade de Toronto estuda tratamento inédito contra Covid-19 

Combate à Covid-19 

PUCRS vai disponibilizar ultrafreezers para armazenamento de vacinas contra a Covid-19

Foto: Marco Favero/Agência RBS

Morrone explica que a PUCRS criou, ainda em março, uma força-tarefa multidisciplinar que conta com mais de 50 pesquisadores e 12 grupos envolvidos na busca de soluções para diferentes questões que envolvem a Covid-19. Atualmente, são mais de 40 projetos em andamento relacionados ao tema desenvolvidos na Universidade e também em colaboração com outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais”, destaca. 

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, reforça que a PUCRS está mobilizada para contribuir da melhor maneira neste momento tão importante, assim como fez durante toda a pandemia, em diversas frentes. Estamos trabalhando no levantamento dos ultrafreezers e, em paralelo, seguimos com diferentes iniciativas envolvendo pesquisadores. Desde março a Universidade instituiu uma força-tarefa multidisciplinar e já contribuiu com ações de impacto como a participação nos testes clínicos para o desenvolvimento de uma vacina, o desenvolvimento de testes rápidos e acessíveis para a população e doou mais de 17,5 mil protetores faciais a mais de 130 instituições de todo o País”, ressalta.  

Saiba mais: Força-tarefa multidisciplinar da PUCRS é formada contra a Covid-19 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas