Projeto Rede Sapiens tem inscrições prorrogadas

Gratuito, o concurso busca valorizar a ciência do Rio Grande do Sul e incluir pesquisa acadêmica nas empresas

04/11/2020 - 17h55

mestres e doutores, rede sapiensPromover a tríade universidades-sociedade-mercado. Esse é o objetivo do concurso Rede Sapiens, cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de março de 2021. A iniciativa do Pacto Alegre (iniciativa que envolve UFRGS, PUCRS e Unisinos), articulada pela uMov.me Arena, conta com a curadoria da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs) e Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), e com o apoio de diversas universidades gaúchas, entidades setoriais e empresas.

A proposta é possibilitar a aplicação prática da produção acadêmica e dar visibilidade ao desenvolvimento da ciência no Estado. As inscrições são gratuitas. Os mestres e doutores interessados devem gravar um vídeo de até três minutos com linguagem acessível sobre os resultados de suas teses e dissertações, além de enviar o formulário disponível neste link. Os vídeos ficarão disponíveis para todos os atores da quádrupla hélice da inovação (sociedade, governo, universidade e empresas) e serão submetidos à análise do projeto Rede Sapiens. Já são mais 16 mil visitas ao site e cerca de 40 trabalhos inscritos.

Para empresas, é possível entrar em contato com os autores dos trabalhos através de um formulário disponível na página de cada vídeo presente na vitrine. O grande objetivo desta conexão é que cada pesquisa possa ser aplicada de maneira prática na vida das pessoas e das empresas.

Prêmios aos vencedores

O valor total de prêmios ainda será definido, pois a Rede Sapiens está em processo de captação de recursos junto às empresas. Até o momento, foram captados R$ 35 mil, a serem divididos entre os dez mestres e/ou doutores vencedores do concurso, em conjunto aos respectivos professores orientadores, nas categorias Prêmio Conexão com o Mercado e Prêmio Engajamento.

Como participar

Para participar, mestres ou doutores devem acessar o site da rede, preencher o formulário de inscrição e enviar o vídeo de até três minutos. Em um dos vídeos disponíveis na Rede Sapiens, a professora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Helena Stigger apresenta dicas na hora de gravar seu vídeo. Entre as dicas da docente estão: gravar o vídeo no sentido horizontal, apresentar o título da sua pesquisa e as motivações que o fizeram pesquisar tal tema. Assistia o vídeo completo.