Inscrições abertas para a mobilidade virtual na graduação em 2021

04/11/2020 - 16h37

mobilidade virtual, intercâmbioEstão abertas as inscrições para dois programas de Mobilidade Virtual para início dos estudos em 2021/1. Ao todo, são mais de 1.600 vagas em 12 países para alunos e alunas da graduação: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela. As inscrições vão até às 13h dos dias 17 de novembro (Programa Americarum) e 27 de novembro (Programa EMOVIES).

A mobilidade virtual permite que estudantes cursem disciplinas ou cursos online concomitantemente com seus estudos na PUCRS. O programa é uma oportunidade de prática de segundo idioma, contato com novas culturas e internacionalização do currículo, sem despesas com viagens. Nesta modalidade, o aluno fica isento de taxas escolares na universidade do exterior, devendo manter vínculo com a PUCRS.

Conheça os editais abertos

Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior (eMOVIES) é uma iniciativa liderada pela Organização Universitária Interamericana (OUI) e é um dos editais com inscrições abertas para o primeiro semestre do próximo ano. A relação de vagas pode ser consultada diretamente na plataforma EMOVIES neste link e os requisitos do edital da PUCRS pode ser acessado aqui.

Já o Programa Americarum Mobilitas consiste em um plataforma online de mobilidade estudantil entre as instituições membros da Organización de Universidades Católicas de América Latina y el Caribe (ODUCAL). A relação de vagas pode ser encontrada neste link, assim como os requisitos de seleção.

Ainda no mês de novembro, editais para estudantes de pós-graduação também serão lançados. Dúvidas e mais informações sobre o Programa de Mobilidade Virtual podem ser direcionadas para o e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3660.