Conheça os destaques da Maratona de Inovação 2020

Mais de 250 estudantes das sete Escolas da PUCRS trabalharam de forma interdisciplinar

07/10/2020 - 14h43

A Maratona de Inovação PUCRS 2020 (MIP) convidou os estudantes das sete Escolas da PUCRS a trabalharem em conjunto para criarem soluções em cima de desafios sobre Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis. Foram mais de 250 participantes que, em grupos interdisciplinares, imergiram no ecossistema de inovação da Universidade e no universo do empreendedorismo, com mentorias, palestras, workshops e troca de experiências.

A MIP 2020 foi construída pelas Escolas da PUCRS, pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (Idear), e pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Todas as sete Escolas estão representadas nos grupos destaque.

Desafio 1: Saúde e Qualidade de Vida

• Medfile
  • ID Care
  • Tothem

Desafio 2: Espaços e Sustentabilidade

• Garbus
  • Desimpilha
  • Parques Verticais

Desafio 3: Sociedade Conectada

• Uploading
  • Colmeia
  • M3CL

Desafio 4: Prosperidade Compartilhada

• FreeCycling
  • Fenix
  • 3X2U

Premiação

A premiação dos projetos destaque inclui, para o 1º lugar em cada desafio, a participação em um programa de desenvolvimento de projeto ou de liderança de 16h, realizado pelo Idear; além disso, os integrantes dos projetos destaque serão convidados a participar de uma visita ao Tecnopuc, para conhecerem o Parque, programas e mecanismos de apoio ao desenvolvimento de novos negócios e conexão com o mercado.

As 12 equipes destaque também serão convidadas a participar do Torneio Empreendedor 2020, promovido pelo Idear; e ganharão 12 horas de avaliação/orientação quanto a demandas de certificação de produto, relacionadas ao escopo de atuação do Labelo PUCRS (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios). Quatro projetos destaque ainda receberão do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia) 10 horas de mentoria/consultoria técnica, 10 horas de acesso e utilização dos Laboratórios associados ao Ideia, incluindo impressão 3D.

A Agência Experimental de Engenharia de Software (Ages) premiará 2 projetos da Maratona para participarem do ciclo de desenvolvimento em 2021/01 e 2021/02 para desenvolvimento de aplicativo ou sistema web.