Confira como funciona o processo seletivo para mestrado e doutorado

Entenda as diferentes etapas para cada Programa de Pós-Graduação da PUCRS

06/11/2023 - 11h30
processo seletivo para mestrado e doutorado

Cada Programa de Pós-Graduação possui regras próprias, lembre-se de ler o edital atentamente. / Foto: Giordano Toldo

Prova, documentos, entrevista… às vezes parece que o edital de mestrado e doutorado tem tantos itens que assusta. Mas, na verdade, o processo é muito mais simples do que parece. Cada Programa de Pós-Graduação da PUCRS (PPGs) tem especificidades na seleção de candidatos e candidatas, conforme a sua área de atuação. Para ajudar você a se organizar e não perder o prazo de inscrição, preparamos um passo a passo de como funcionam os processos seletivos. 

Dependendo do curso que escolher, você não precisará realizar todas as etapas abaixo. Alguns PPGs fazem a avaliação dos documentos entregues e uma entrevista, outros exigem uma prova de proficiência, etc. Confira os cursos com vagas disponíveis para acessar o edital e, no tópico do processo seletivo, confira quais são os critérios utilizados no seu curso de preferência. 

Precisa de prova? 

Nem todos os PPGs aplicam prova como critério de eliminação ou classificação. Se necessário, ela será dissertativa, com base nas leituras indicadas previamente. Não é permitido consultar as obras ou qualquer outro material durante a prova. 

Documentação necessária 

No ato da inscrição online você deverá anexar os documentos solicitados, que podem ser gerais, como carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor, comprovante de quitação com o serviço militar, link do currículo Lattes e diploma de graduação; ou até mesmo algum comprovante específico da sua área. 

Em alguns casos também é solicitado o memorial, um documento com resumo biográfico sobre a sua formação universitária e atividades técnicas, didáticas e científicas, por exemplo; ou um plano de trabalho, envolvendo atividades de ensino, orientação e pesquisa. 

Leia também: Como escolher a linha de pesquisa para mestrado e doutorado

Entrevista de seleção e defesa do projeto 

É um momento para você poder falar brevemente sobre a sua trajetória acadêmica, defender o seu projeto ou pré-projeto e explicar como ele se adequa à área e à linha de pesquisa escolhidas, como a pesquisa seria realizada, etc. Caso o seu PPG exija proficiência em outro idioma, poderá ser requisitada a leitura, com tradução livre, de um texto nesse idioma. 

Testando a proficiência em idiomas 

Livros, idiomas, processo seletivo para mestrado e doutorado

Não é exigida fluência no idioma e este não é principal critério de eliminação. / Foto: Camila Cunha

Nos casos dos PPGs que exigem a proficiência em outra língua, a comprovação poderá ser realizada com uma prova ou teste de escolha da Escola. Mas calma, o objetivo é identificar se você entende o idioma indicado no momento da inscrição. Não é exigida fluência no idioma, além de este não ser o principal critério de eliminação. 

Preparando o currículo Lattes 

Ele faz parte da Plataforma Lattes, que é um ambiente virtual criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para integrar em um único sistema as bases de dados de currículos, grupos de pesquisas e instituições de todo o País. Se você ainda não tem um, preparamos um passo a passo descomplicado de como fazer o seu.

Leia também: Como escolher quem vai te orientar no mestrado ou doutorado?

A banca avaliadora 

Os critérios de avaliação são definidos pelas comissões de seleção, formadas por docentes de cada PPG. Elas são responsáveis por preparar as provas e as entrevistas individuais; analisar a documentação apresentada; avaliar o projeto e o Lattes e divulgar o resultado do processo seletivo. 

A classificação final 

Cada PPG tem uma forma diferente de avaliar os candidatos e as candidatas. Alguns utilizam pontuações para cada etapa, outros priorizam a adequação do projeto à linha de pesquisa escolhida, entre outros critérios. Os projetos homologados serão divulgados no site e no prazo indicados no cronograma do edital. Boa sorte, estamos torcendo por você! 

Não passei… e agora? 

Não desanime! Passar pelo processo seletivo em si já é uma forma de aprendizado e você estará mais preparado/a para apresentar o seu projeto novamente na próxima oportunidade. Uma dica é conversar com a coordenação do PPG de seu interesse para entender quais pontos podem ser melhor desenvolvidos e ficar de olho nos canais da PUCRS para saber das novidades. 

Leia também:

CONFIRA OS CURSOS COM VAGAS DISPONÍVEIS

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas