No Dia Nacional do Ator, Mérito Cultural é entregue a Lima Duarte

O ator, que completa 70 anos de carreira, recebeu a honraria em sua casa em cerimônia transmitida ao vivo pelo youtube

20/08/2020 - 09h17
Mérito cultural Lima Duarte

O ator recebeu a homenagem na sua casa. Crédito: Bruna Raminelli

Transmitida pelo canal da Universidade no YouTube, a cerimônia, ao vivo e online, foi acompanhada por cerca de 2 mil pessoas na noite da última quarta-feira, 19.

entrega da honraria foi conduzida pelo diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Ricardo Barberena e contou com a presença, ao vivo, do reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira. 

Durante a entrevista que concedeu a Barberena, Lima retomou a sua história de vida, e célebres atuações que trouxeram à teledramaturgia nacional um grande personagem: o brasileiro comum.  

Do alto dos seus 90 anos, Lima Duarte recordou ainda os 70 anos da televisão brasileira, a impetuosidade de Assis Chateaubriand, e a histórica primeira transmissão da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950. “Ninguém me contou, eu não li em lugar nenhum, eu estava lá”.  

Na sequência, uma interpretação emocionante de Lima de um texto de Chico de Assis levou a inúmeros comentários emocionados, via chat do canal, passando a integrar a cerimônia. “Vocês irão ver o que eu penso, eu e Chico de Assis, de um ator. Zeca Diabo está lá e o Sinhozinho Malta também, disse o ator ao introduzir a interpretação e ao mencionar saudosos personagens.  

O fechamento da honraria contou com as homenagens de duas grandes personalidades artísticas que, assim como Lima Duarte, transformaram as suas vidas numa trajetória de defesa da cultura enquanto instrumento de humanização e educação. Maria Bethânia e Fernanda Montenegro dedicaram honrosas e comoventes palavras ao ator. “O Brasil lhe reverencia, assim como eu. E agradeço, e sempre quero sua voz, sua inteligência, suas interpretações. Bravo, Lima. Receba meus aplausos”, manifestou Bethânia. “Lima Duarte você é o ator mais porta-voz do homem brasileiro em suas criações, tens uma visão transcendente da nossa carnificação… Esta importante cerimônia, que o homenageia, está ansiosa por aplaudi-lo. Parabéns por esta justa homenagem”, declarou Fernanda.  

Encerrando as homenagens, o reitor, Ir Eviláziofez uma breve reverência ao valor da arte e à importância não só do ator, mas do ser humano e cidadão, Ariclenes Martins, que passa a integrar a galeria dos agraciados com o Mérito Cultural da Universidade“A arte é a forma privilegiada de educação para o beloé o patrimônio de se estar vivo. Por que a Universidade criou o Mérito Cultural? Trata-se da nossa crença na dimensão criativa e inerente ao sujeito e ao ambiente universitário, aos espaços educacionais. Obrigado  pelo seu ofício, pela sua história e por estar aqui conosco hoje”.  

Mérito cultural Lima Duarte

Em momento surpresa, o ator Sérgio Guizé e o cantor Seu Jorge cantaram Peito Vazio, do mestre Cartola. Crédito: Bruna Raminelli

Após, o Coral da PUCRS apresentou a canção Tocando em frente, indicada pela filha do ator como uma das suas favoritas. E, para finalizar, foi exibido o curta-metragem volta pra Casa. 

Sobre a honraria 

A honraria Mérito Cultural simboliza o reconhecimento institucional de uma personalidade do meio cultural. O homenageado é alguém que tenha transformado a sua vida numa trajetória de defesa da cultura enquanto instrumento de humanização e educação. Com entrega anual, o Mérito Cultural PUCRS está inserido nas diversas ações que buscam transformar a Universidade em um polo cultural e já premiou, em 2018, a atriz Fernanda Montenegro que, na oportunidade, apresentou a leitura dramática Nelson Rodrigues por ele mesmo, e, em 2019, a cantora Maria Bethânia, que marcou sua volta aos palcos no espetáculo Claros Breus, que teve apresentação única no Rio Grande do Sul, no Salão de Atos Irmão Norberto Rauch, na PUCRS.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas