5 dicas: como manter a disposição durante o semestre

Professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida sugere formas de não perder a animação com os estudos com o passar dos meses

20/08/2020 - 10h30
5 dicas,estudo,ensino,disposição,foco

Seguir uma rotina de estudos e manter o foco no seu objetivo final podem ajudar / Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Começo de semestre é sempre uma época de muita disposição com os estudos. Com as energias recarregadas após as férias, esse é um bom momento para planejar os próximos meses, iniciar projetos e se dedicar àquilo que se deseja conquistar. 

Com o passar do tempo, porém, é comum que toda essa animação diminua um pouco. Para que isso não impeça a concretização dos planos elaborados nem atrapalhe o rendimento acadêmico, a professora Fernanda Faggiani da Escola de Ciências da Saúde e da Vida dá algumas dicas para não perder a disposição. Confira:

1. Divida as tarefas em partes gerenciáveis: quando uma demanda parece ser muito complexa pode se tornar assustadora e desanimadora. Por isso, dividi-la em partes menores é uma boa estratégia para encarar o desafio e visualizar a sua evolução. 

2. Mantenha seu objetivo final em mente: uma das melhores maneiras de se manter disposto é, antes de tudo, lembrar por que você está estudando. Mentalizar o que você deseja a longo prazo pode ser um bom motivador. E, para facilitar ainda mais, use objetivos provisórios durante o caminho, que auxiliem a dar um passo de cada vez. 

3. Siga uma rotina de estudos: em geral é mais fácil ficar motivado se os estudos se tornarem parte da sua vida e da sua rotina diária. Nesse período de distanciamento social essa tarefa pode se tornar mais difícil. Por isso, é importante criar uma rotina que faça sentido para você e que atenda as suas necessidades.  

4. Experimente diferentes abordagens de estudo: é interessante variar os estudos para manter interesse. Em alguns dias você pode querer examinar um assunto e, em outros, tentar um tema diferente. Também pode ser útil alternar o estilo, encontrando lugares diferentes para estudar e variando o estudo sozinho ou com amigos – você pode usar diferentes ferramentas para encontros online para isso, como o Microsoft Teams, que é gratuito para alunos da PUCRS. 

5. Lembre-se que os estudos não controlam sua vida: respeite os momentos de descanso e de folga. Evite estudar durante as refeições e crie pausas entre uma matéria e outra para relaxar e retomar o foco. Além disso, é preciso reservar tempo para a família, para os amigos e para fazer exercícios físicos. Tudo isso contribui para manter saúde física e mental em dia. 

Leia também: Saiba se organizar e ter uma rotina produtiva no ensino remoto

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas